Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 11 de dezembro de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
A expressão “adro” pouco é conhecida nos dias de hoje, mas no passado remoto, tudo acontecia nele. O entorno da Igreja Matriz era referência por longas décadas em Bom Princípio e em respeito à tradição é que o ponto máximo da programação do Natal de 2019 será realizado na cidade baixa.
A histórica Rua Irmão Weibert será palco da Strassenfest, que inicia as 16h, com a mobilização da comunidade. Haverá brinquedos infláveis para as crianças, assim como venda de lanches e bebidas. Como a programação é realizada em meio à rua é recomendado que as pessoas levem cadeiras para o melhor conforto e acomodação.
Depois as 17h, será aberta a exposição O Voo do Cardeal do Sul, em homenagem a Dom Vicente Scherer, que é filho de Bom Princípio e realizou um trabalho de excelência em favor da Igreja e da Saúde no Estado do Rio Grande do Sul.
As 18h será a vez da entrega da Haus der Musik– a casa da música – será a sede da orquestra Winterschneise Blasskapelle na próxima década. A casa restaurada na frente do Seminário São João Maria Vianney remete à cultura, tanto que ali a WBK fará o seu concerto de final de ano. A WBK como é mais conhecida, foi fundada em 1996 e de lá para cá formou dezenas de músicos, tendo, a partir de 2019 uma sede própria, possibilitando que os ensaios sejam realizados em local apropriado e de grande cunho cultural. “Para nós, como orquestra, é uma grande alegria ter o Haus der Musik como referência”, frisou David Dessotti que é regente da orquestra desde a sua fundação.
Em momento seguinte acontecerá a chegada do Papai Noel, assim como a entrega dos pacotinhos de Natal às crianças que estudam nas escolas municipais e/ou aquelas que retiraram o vale-pacotinho na secretaria da educação. A retirada dos vale-pacotinhos pode ser feita na SMEC até esse dia 10.
O final da noite terá como atração a banda Hatfield, tocando o seu country rock, de modo que a comunidade possa assistir um dos espetáculos que mais chamou atenção do público na Festa Nacional do Moranguinho.
Em caso de instabilidade climática o evento acontecerá no pavilhão interno do Seminário São João Vianney, mas a esperança é que haja clima seco, para que tudo o que foi programado possa ser realizado.
“Temos ainda outras atrações, mas deixaremos uma certa surpresa para a nossa comunidade, afinal, parte do charme do Natal está na mística e no suspense”, pontuou a secretária de Educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen.
“Lembro dos Natais de antigamente. Quando cantávamos em família e nas procissões. Tudo era tão bonito. Tão emocionante. Hoje o Natal é mais comercial, mas podemos fazer uma mescla, valorizando a essência da nossa comunidade”, ponderou o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, recordando do Natal nas décadas 70 e 80.
Participam das atividades diversas entidades como Emater, Mãos com Arte, Cresol, Elo de Vozes, Coral de Meninas, Pequenas Vozes, CTG Porteira Aberta, GDFA Winterschneiss e Meine Freunde, Coral Santa Terezinha, Câmara de Vereadores, Centro Comercial de Bom Princípio, APROBOM, ECOMORANGO, Eco Sabores, Produtos Vó Odete, WBK e Espaço da Arte.
O prefeito Fábio Persch reforça o convite à comunidade. “Durante um ano todo trabalhamos e buscamos fazer o melhor para as nossas famílias. Todos somos assim. Mas, quando chega o Natal queremos um momento de maior sossego e confraternização. Assim, julgamos ser ainda mais bonito fazer o Natal como era antigamente. Em meio à rua, com todas as famílias juntas”, destacou o prefeito reforçando a conclamação para que a comunidade participe da festa deste dia 15 de dezembro.
Foto: Paulo Backes/Divulgação