Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 26 de agosto de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Os resultados divulgados através do CFA de Governança Municipal trouxeram aos gestores municipais de Bom Princípio um belo cenário, ainda mais se comparado aos demais municípios brasileiros e gaúchos.
Bom Princípio ficou no quarto posto no Estado, pelo seu padrão de gestão, e, no país, dentre os municípios com menos de 20 mil habitantes, está 43º.
O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados. Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).
O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.
E nestas ponderações do tripé Finanças, Gestão e Desempenho, Bom Princípio, obteve nota 8,0, sendo que o primeiro colocado no Brasil ficou com a média 8,75. O trabalho divulgado é bastante amplo, com detalhes sobre os setores e subsetores. Nos quesitos vulnerabilidade social, segurança e gastos legislativos, Bom Princípio atingiu a nota máxima.
Segundo o secretário municipal da fazenda, Jacob Adelmo Baumgratz, os resultados são satisfatórios, e servirão como base para incrementar a gestão em setores que possam estar com os índices não tão elevados. “De modo geral pode ser constatada uma gestão equilibrada, o que nos traz novo entusiasmo no trabalho que realizamos”, pontuou Baumgratz.
O prefeito Fábio Persch, ao receber a informação de que Bom Princípio está em quarto lugar no Estado comemorou, e repassou os méritos aos servidores. “Temos uma equipe de servidores eficiente, que nos ajuda na administração de tal modo que, agora, em nível estadual e nacional, sejamos reconhecidos. Ao mesmo tempo que parabenizo aos nossos servidores, efetivos e de confiança, os incentivo para que evoluam ainda mais, deixando Bom Princípio no patamar que merece”, finalizou o prefeito Persch.
Do vale do Caí, em patamar até superior a Bom Princípio, destaque para São Vendelino, o que mostra que a cidade filha está, igualmente evoluída nos âmbitos de gestão e finanças.