Prefeito recebe Dom Carlos Rômulo
Data de Publicação: 15 de julho de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Poderia ser uma visita de cortesia e trivialidades, mas a passagem pastoral de Dom Carlos Rômulo por Bom Princípio foi, de maneira prática, uma conversa sobre interesses públicos e religiosos.
Recebido pelo prefeito Fábio Persch e pelo vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, Dom Carlos, ladeado pelo pároco Rogério Schlindwein, retomou assuntos iniciados, ainda na sexta-feira, com o prefeito. Em celebração religiosa, nas dependências do hospital, dizia o bispo da importância do cuidado com as pessoas indo de encontro com o espírito humanitário que tem a entidade hospitalar e, também, o município como um todo. Na conversa desta segunda, Dom Carlos foi enfático em defender ações públicas que atendam a todos, e enalteceu que as relações com a igreja possam ser ainda mais estreitadas. Segundo o prefeito lembrou, abordando questões históricas locais, Bom Princípio sempre teve uma grande vinculação com a Igreja, sendo uma paróquia modelo, inclusive, sendo o maior celeiro de vocações de toda a região. Lembrou ainda que as pessoas de Bom Princípio são ligadas à fé e comprometidas com o próximo, regidas, sim, por bons princípios que trazem consigo desde pequenos.
No que diz respeito à implantação ao Cemitério Público, tanto bispo quanto padre concordaram com a necessidade do mesmo. O crescimento do município e também com o espaço cada vez mais diminuto nos cemitérios católicos, onde o município adquiria gavetas para o sepultamento de todos os não associados às comunidades tradicionais, fez com que este processo de instalação de um cemitério fosse acelerado. "Nós, como comunidade católica, sempre tivemos a ótica de atender as demandas, inclusive dos não associados, mas, acreditamos que a implantação do cemitério seja uma solução para médio e longo prazo. O que se tinha anteriormente era paleativo, portanto, resolvia por algum tempo o problema que havia", citou o padre Rogério lembrando que o município ajudou na construção do gavetário e, também, adquiriu alguns locais para atender as demandas reprimidas quando do falecimento de alguma pessoa não associada.
Dom Carlos recebeu das mãos do prefeito Fábio Persch um livro que conta a história de Bom Princípio e retribuiu a ele com uma mensagem, em um cartão onde está escrito: "Senhor Prefeito Municipal e todos os servidores e servidoras do município de Bom Princípio: a paz do Senhor! Que a vossa missão seja como uma liturgia, um serviço sagrado ao nosso povo".