Rua Pernambuco é concluída em parceria com a Fibraform
Data de Publicação: 9 de julho de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Era noticiado, ao final de 2018, que os empresários Lauro, Roberto e Ana Paula Fritzen estavam firmando um acordo com a prefeitura de Bom Princípio para a mudança do traçado de uma rua - a Pernambuco - que até então não tinha saída. Mas, para que esta rua fosse aberta, em área que pertencia à empresa, será necessária também a pavimentação e a construção de passeios públicos. Pois bem, seis meses depois, na primeira semana, do segundo semestre do ano, a rua Pernambuco foi aberta para o tráfego, ligando o bairro de maneira mais racional.
A rua Pernambuco, que leva até a EMEI Herta Maria, inicia na rua Santa Catarina e vai, hoje, até a Rua Afonso Lermen. Com a doação da área feita pela empresa será possível fazer a ligação da mesma com a Rua São Paulo, dando maior mobilidade urbana ao bairro e também facilitando o acesso à escola de educação infantil.Anteriormente, quando a área pertencia a uma gigante calçadista, havia uma picada por onde as pessoas passavam, em comum acordo entre a empresa e os vizinhos, mas não se tratava de uma rua, não tendo nenhum tipo de infraestrutura plajenada. Desta maneira, a municipalidade e a empresa Fibraform, hoje proprietária dos pavilhões e de uma área maior que era da calçadista e de vizinhos, acertaram o fechamento da servidão, abrindo a Rua Pernambuco e, também, pavimentando a mesma.
"Nós, como município, prontamente atendemos o pedido da empresa abrindo a rua. Este tipo de parceria é benéfica para todos, em especial os moradores, sendo o custo da obra amplamente justificado", pontuou o prefeito Fábio Persch.
O prefeito juntamente com o secretário de infraestrutura, Canísio Remi Backes e o topógrafo Raul Welter, representando o setor de engenharia, foram ao local acompanhar a abertura da rua, sendo recebidos pelo empresário Roberto Fritzen. "A questão viária do bairro, agora, tem uma alteração substancial, de modo que tenham as pessoas mais fácil acesso à creche e ao posto de saúde", pontuou Raul Welter.
O empresário Roberto Fritzen lembrou que também a empresa investiu, não apenas com a doação da área de terras para a abertura da rua, como também, com a aquisição de bloquetos de concreto e a construção do passeio público (calçada) junto à via.
No que tange à empresa, que hoje conta com cerca de 150 colaboradores, o desenvolvimento é perceptível aos olhos da comunidade. Contar com colaboradores ligados a Bom Princípio, que conheçam a realidade local, tendo o mesmo espírito de crescimento sustentado em bons princípios, como é o dos empresários, faz com que a Fibraform tenha uma evolução planejada. "Temos em vista ampliar a empresa, com novos produtos e os devidos ajustes ao que se apresenta no mercado consumidor, é claro, de maneira ordenada, para que possamos crescer e promover o crescimento de nosso município", destacou Roberto Fritzen, lembrando o histórico empreendedor familiar e a vinculação com Bom Princípio.
A empresa também demonstra grande responsabilidade ambiental, de modo que projetos de reciclagem de isopor e outros sejam realizados juntamente às escolas e a comunidade como um todo.
Processos de parceria público privadas, como é o caso da Fibraform e a prefeitura de Bom Princípio, são um círculo virtuoso, de modo que cada qual colabore à sua maneira, para que todos cresçam, sendo os municípes os maiores favorecidos.