Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 19 de junho de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Sob a ótica educacional e multicultural, a troca de experiências é a melhor maneira de desenvolver um projeto amplo, desta forma, o professor Paulo Hallal e a professora Ana Gorete Schneider, representando o município de Bom Princípio participaram de um intercâmbio na cidade de Sunchales, na província de Santa Fé, na Argentina.
Um movimento de intercooperação entre as Cooperativas Sicredi Ouro Branco e Sicredi Serrana, levou um grupo de professores orientadores das Cooperativas Escolares da região, para uma viagem de intercâmbio na Argentina, no período de 01 a 06 de junho. A cidade visitada foi Sunchales, conhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo no país vizinho e uma referência mundial, sendo a origem do movimento das Cooperativas Escolares no Sul do país.
A comitiva foi recepcionada pela Casa Cooperativa e Fundação Sancor, que há décadas são as entidades fomentadoras das Cooperativas Escolares na Argentina, e que possuem uma trajetória fundamentada por lei no país, reconhecendo a importância do modelo cooperativo para o desenvolvimento econômico, social e humano. As Cooperativas Escolares estão inseridas em todas as escolas de ensino fundamental, médio, técnico e especial do País. Neste contexto, estão integradas à comunidade escolar, de forma interdisciplinar e transversal, possibilitando aos estudantes um espaço de aprendizado com experiências práticas, incentivando o protagonismo e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para exercer a liderança, a educação financeira, o empreendedorismo, a inclusão social, a cooperação e cidadania.
“Foi possível perceber o imenso orgulho das jovens lideranças ao apresentar os projetos construídos nas Cooperativas em que atuam. Um sentimento de pertencimento, de senso comum, de olhar coletivo. Orgulho esse, também sentido pelos professores orientadores que participaram da viagem, ao perceberem que a caminhada realizada por eles aqui no Brasil já está sendo referência para outras regiões, o que serve de motivação para perseverar e consolidar o Programa das Cooperativas Escolares dentro das melhores práticas na educação complementar, fazendo dele um instrumento de apoio aos compromissos da escola e da sociedade, na construção de um mundo mais cooperativo”, destaca Raquel Schwingel, da Sicredi Ouro Branco, que acompanhou os professores.
De acordo com o professor Paulo, o trabalho realizado abre novas possibilidades no que diz respeito à educação, sendo possível perceber diferentes nuances no que diz respeito ao trabalho conjunto, afinal, Sunchales é a capital do cooperativismo na Argentina, servindo de modelo para outras terras que, igualmente, visam o desenvolvimento de sua gente.