Equipes seguem no combate à dengue
Data de Publicação: 14 de junho de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Tanto se fala em dengue, aedes aegypti, lixo, água parada, e parece que o discurso não surte efeito em toda a sociedade. Agentes de saúde e profissionais ligados às Unidades Básicas de Saúde segue trabalhando muito para que terrenos, cemitérios e outros não sejam local de acúmulo de água ou lixo, mas, ao que parece, nem todos estão dispostos a colaborar.
Durante esta semana várias ações foram realizadas pela equipe da secretaria da saúde, na certeza que os riscos da dengue sejam minimizados, mas muitos terrenos, repletos de lixo, foram encontrados, sendo limpos pela equipe, ainda não seja responsabilidade pública atuar em áreas privadas.
Segundo a técnica em enfermagem, Arlete Ritter, nesta quinta, por exemplo, foi feita a limpeza de um terreno baldio na localidade de Morro Tico-Tico sendo localizada uma grande quantidade de lixo e também água parada. A limpeza foi feita e o material coletado, mas o dono do terreno será notificado.
A comunidade deve ter a compreensão de que os terrenos devem ficar limpos, sendo o alerta para todos, pois os descuidos de alguns podem representar um dano para todos.
Cemitérios, como o de Bela Vista, também foram vistoriados nesta semana, sendo feita a remoção da água parada em potes.
"Todo o cuidado é pouco. Pedimos que a comunidade nos auxilie, primeiro evitando o acúmulo de lixo e água parada, e, depois, ajudando no efetivo combate ao mosquito da dengue", destacou Arlete, lembrando que o asseio é responsabilidade da sociedade como um todo.