Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Bombeiros Voluntários celebram 21 anos


Data de Publicação: 8 de junho de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



Quem nunca viu a atuação dos Bombeiros Voluntários de Bom Princípio e nem mesmo ouviu de relatos de pessoas atendidos por eles pode até questionar a necessidade de uma corporação em Bom Princípio, mas, de modo geral, elogios são a tônica referente aos bombeiros que, neste dia 8, celebram 21 anos de atuação na comunidade. A corporação que iniciou suas atividades, na cidade de Bom Princípio no ano de 1998, vem desenvolvendo atividades no sistema de emergências e Segurança Pública de Bom Princípio e região, 24 horas por dia desde a sua criação.

A atual abrangência de atendimento da corporação de Bombeiros de Bom Princípio é um total de 193 km² e aproximadamente 54.000 pessoas, distribuídos entre Bom Princípio com aproximadamente 14 mil habitantes, 89 Km² de território, mais de 200 empresas de médio e grande porte e 3,8 mil casas; Vale Real com aproximadamente 6 mil habitantes, 45 Km² de território, mais de 50 empresas de médio e grande porte e 1,5 mil casas; Tupandi com aproximadamente 4,5 mil habitantes, 59 Km² de território, mais de 30 empresas de médio e grande porte e 1,2 mil casas e um tráfego de veículos superior a superior a 32 mil veículos/dia, nas rodovias que cruzam nosso município (RS 122, RS 452, e VRS 415).

O envolvimento dos bombeiros e da comunidade é uma via de duas mãos, tendo o povo, também, colaborado à sobremaneira para a estruturação da entidade. No começo da atividade, ainda bastante limitada, os bombeiros pediam por equipamentos. Um caminhão que havia vindo da Alemanha era o que havia. Pessoas eram treinadas e trabalhavam voluntariamente. E a comunidade, vendo a dificuldade que havia, até para resgates em acidentes, atenderam um chamado do Rotary Club Bom Princípio e participaram de ações, captando recursos para comprar uma "tesoura hidráulica". Estava dado mais um passo para o avanço que, depois da criação do FUNREBOM, onde parte do IPTU pago vai para necessidades de segurança, como dos bombeiros, tudo ficou mais simples (jamais mais fácil). No ano passado, por exemplo, um caminhão mais apropriado foi adquirido e adaptado para as necessidades, havendo mais água e possibilidade de atendimento.

Fazem, os próprios bombeiros, um relato (vide abaixo) do que foi este período.

21 ANOS DE DEDICAÇÃO INTEGRAL À COMUNIDADE
A caminhada da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio é uma história construída aos poucos, com a ajuda e a força de vontade de pessoas preocupadas com o bem-estar e a segurança da população. Passo a passo, o grupo foi se estruturando e conquistando a confiança da população, que acreditou e apoiou a iniciativa.

Persistência, muito trabalho e dedicação por parte dos bombeiros voluntários foram de extrema importância para a construção desta história. Foi primordial o apoio do poder público e privado, bem como da comunidade. O zelo empregado em todas as ações, nos desafios e dificuldades enfrentadas e superadas é marca da entidade, que busca qualificação e aprimoramento constante. Por isso e por muitos motivos mais, hoje, a corporação é reconhecida como modelo no município, na região e no Estado.

Desde o início das atividades, em 1998, desafios, trabalho, persistência, conquistas e cuidado pela vida são palavras chave que definem o trabalho desenvolvido pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio. Graças à dedicação da corporação, do apoio das administrações municipais, de empresas e entidades do município e da região, bem como da comunidade, melhorias e investimentos foram realizados para estruturar a sede e qualificar a equipe.

Com 21 anos de atividades, a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio conseguiu equipar a corporação com uma estrutura moderna. Atualmente, a entidade conta com três caminhões de combate a incêndio, totalizando na capacidade de 30 mil litros de água, duas ambulâncias, uma camionete tracionada, um veículo administrativo e um barco com motor e um drone de reconhecimento de área.

Estrutura modelo foi construída com o passar dos anos: corporação é reconhecida em toda a região por sua atuação e pelo seu atendimento qualificado. Equipamentos modernos facilitam e agilizam os serviços prestados pelo grupo. Além da frota, outros investimentos permitiram à corporação inúmeras melhorias e maior qualidade nos serviços prestados.
A central de atendimento é totalmente informatizada, o que favorece o trabalho realizado, agilizando a demanda. Ainda em relação à estrutura, a corporação bom principiense conta com um reservatório, na sede, com capacidade para 20 mil litros de água, acionado por motor independente. Isso permite o rápido abastecimento dos caminhões de combate a incêndio ou em caso de outras emergências em que seja necessária a utilização de água potável.

Ao longo destes 21 anos, muitas pessoas já passaram pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio. No total, são mais de 250 pessoas que integram a história da corporação e trabalharam de forma voluntária. Cada um, a sua maneira, deu a sua contribuição e fez a sua parte na construção desta caminhada da entidade. Uma trajetória de muito trabalho, desafios, conquistas e de zelo pela vida da comunidade bom principiense e região.

Não podendo deixar de mensurar os convênios que a corporação mantém com os municípios de Vale Real, Tupandi e a Empresa Gaúcha de Rodovias, que auxiliaram no crescimento e desenvolvimento dos bombeiros.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo