Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 6 de junho de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
E quem foi que disse que é necessário usar de computadores e brinquedos eletrônicos para ensinar e divertir crianças? O trabalho realizado na EMEI Herta Maria, de Bom Princípio, comprova que é possível usar da simplicidade e da relação com a natureza junto às crianças, que demonstram desta maneira uma alegria ímpar, quase nostálgica.
Neste 5 de Junho, dia do meio ambiente, os profissionais da EMEI Herta Maria, de Morro Tico-tico, escreveram algumas palavras sobre exploração cotidiana, possibilitando trabalhar com as crianças em um universo de simplicidade, questões ambientais. Escreveu-se, neste momento, uma história.
O cotidiano escolar se compõem por inúmeras vivências a partir delas as crianças constroem suas aprendizagens. Dentro das distintas e inúmeras propostas potentes desenvolvidas no decorrer dos últimos anos, destacamos aquelas onde a exploração de elementos da natureza e materiais não estruturados estiveram em evidência, estes que por muitos são descartados ou considerado lixo.
Para a exploração de tais materiais não é só necessária uma data no calendário, essas possibilidades podem ocorrer nos 365 dias do ano, não somente no ambiente escolar, mas sim fora dele. O contato com tocos de madeira, areia, folhas, terra, argila, pedras, galhos, cones, latas, rolos de papelão, rolhas, tampinhas de garrafa pets e de outras embalagens, constituem enredos de brincadeiras, onde as crianças exploram suas hipóteses e através da interação social constroem suas aprendizagens.
Desta forma, na proposta de ensino desenvolvida na Emei Herta Maria “não há saber mais ou menos: há saberes diferentes”, fala vice-diretora Aline Machado. De acordo com a diretora Magali Vogel “complementamos a frase de Paulo Freire que constitui a ‘individualidade coletiva’, onde as falas e observações das crianças são de importância, tornando-se assim protagonistas das suas aprendizagens, onde o professor com olha atento e escuta sensível se torna mediador de possibilidades, que com muita maestria mostra caminhos e conduz eles”.
De acordo com os profissionais da EMEI Herta Maria o modo de pensar em meio ambiente não está apenas em ensinar a não joga no lixo no chão, a deixar a torneira aberta, entre outros, mas sim de demonstrar e transmitir proposta que vão além, mostrando que vários elementos ou materiais não estruturas podem ser usado/reutilizado na aprendizagem e despertar do lúdico, conforme nos diz Gandhy “quando a imaginação da criança encontra a natureza, ela se potencializa e se torna imaginação criadora. A natureza tem força necessária para despertar um campo simbólico criador na criança”. “É dessa maneira que pensamos em conscientizar nossas crianças de berçários a Jardim, afinal, uma sociedade melhor se constitui do esforço conjunto das mais diferentes faixas etárias”, pontou a diretora Magali Vogel.