Jantar celebra os 25 anos da Escola 12 de Maio
Data de Publicação: 4 de maio de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Uma noite própria para, não apenas ouvir mas, viver histórias.
A celebração dos 25 anos da EMEF 12 de Maio, criada sob a ideia de José Bertoldo Ledur, em 1992, e idealizada pelo prefeito César Baumgratz, com inauguração em maio de 1994, foi movida por emoção pura.
Estiveram presentes ao ato, não apenas alunos e professores de hoje, mas também personagens icônicos que marcaram a vida da escola.
Tudo iniciou com a apresentação da WBK, viajando em um mundo de música que agradou em cheio às mais diferentes faixas etárias. Depois veio o protocolo em homenagem à escola, com a presença do atual prefeito Fábio Persch, e quase todos os que o antecederam e tiveram envolvimento com a escola. Nestor Seibel, César Baumgratz e, em especial, Ilda Ost, estavam radiantes. Os secretários municipais de educação dos mais diferentes períodos estavam, igualmente, presentes. As cinco mulheres que dirigiram a escola neste um quarto de século, em noite de júbilo, confraternizavam com professores de hoje e de ontem. Enquanto isso, os alunos, que se apresentavam desde a chegada dos convidados à Sociedade Santa Cecília, fazendo a recepção, viam, maravilhados, o que ali acontecia. Não sabiam os pequenos, mas também estariam escrevendo, naquele momento, a sua linha na história da escola.
Por falar em escrever a história, no mínimo genial foi trazer ao palco da festa trabalhos feitos pelos alunos. Era como se a escola tivesse mudado de lugar para o centro da cidade. Esta é a clara percepção de que a escola é feita por pessoas e não apenas por um prédio, podendo, assim, o educandário ser perpetuado.
Homenagens múltiplas foram feitas havendo, inclusive, bênção concedida pelo padre Rogério Schlindwein, que foi aluno da escola, e pelos padres Edison Stein e Cirineu Furnaletto, que nos primórdios, foram professores na 12 de maio. Pais e alunos envolvidos, mostrando que a comunidade escolar é que fortalece a estrutura da 12 de Maio como um todo, deram brilho especial ao evento.
Tudo a contento, tendo a secretária da educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen sintetizado o pensar de todas autoridades presentes. Segundo Vanessa a educação constrói sociedade e isso não é feito de maneira isolada. "Gostaria de convidar também as diretoras das demais escolas de Bom Princípio para que venham aqui, render homenagem à nossa maior escola e ao trabalho que é realizado pela diretora Joice John Xavier e os seus professores", pontuou Vanessa, chamando representantes de todas as comunidades escolares à frente. Ficou, assim, evidenciado, que o projeto de educação exitoso da escola 12 de Maio é parte de um contexto amplo em nível local, sendo, neste momento, a escola jubilar, a cereja do bolo.
Claro, se há aniversário há bolo. E se houve corte da torta, feito pela primeira diretora Ilda Maria Wiltgen Ost (que também foi prefeita de Bom Princípio), houve parabéns (em show da dupla Jéssica e Anderson). Este foi regido por Ilda, mais radiante do que nunca. Era uma noite de gala para a primeira diretora, afinal, ela que cantara o hino da escola com os alunos, estava a rigor com a temática da festa. Os cabelos prateados da diretora Ilda eram símbolo da passagem do tempo. O esvair de 25 anos, celebrados como jubileu, representam a importância da educação na construção de sociedade e, assim, que a história de prata dê, para sempre, dourados frutos de saber e bem-querer.