Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 12 de abril de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Se Arsênio Phillipe Maldaner, falecido há mais de uma década, voltasse para a vida em 2019 e caminhasse pela rua que hoje recebe o seu nome, certamente, ficaria em dúvida em estar no lugar certo. Nos arredores do Mambuí pouco mudou nas últimas décadas, as tradicionais famílias lá se mantêm, mas, nesta semana, a cor da via que corta a localidade mudou radicalmente.
Com um investimento que ultrapassa a ordem de R$ 900 mil, afinal, além do projeto original, de 1040 metros lineares, que custariam R$ 895 mil, foi feito um aditivo, ligando a estrada a ser pavimentada com a ERS 122, ampliando a metragem em algumas dezenas de metros (aproximadamente 73 metros).
Na quarta-feira, Joãozinho Weschenfelder, prefeito em exercício, foi ao lado e viu que a obra avançava, sendo realizada a imprimação asfáltica impermeabilizante, e este era o claro indício de que logo logo haveria asfalto. “Muito bem, vamos esperar o prefeito Fábio voltar e verificar se tudo está okay”, disse Joãozinho justificando a espera para publicar a novidade que mudaria a comunidade de Mambuí. Na manhã de sexta, acompanhado de Fábio Persch, que regressara de Brasília poucas horas antes, Joãozinho foi ao trecho e percebeu que até o seu prognóstico mais esperançoso fora superado. Uma camada asfáltica de cinco centímetros (já compactados) já estava sendo colocada. Pelo menos metade do trecho, portanto mais de 500 metros lineares, já estava com a escura cor do asfalto.
“Ficamos muito felizes em ver esta obra em andamento, sendo paga com recursos próprios e uma pequena contrapartida da comunidade. Tudo correndo dentro do que está previsto, pelo menos mais três obras serão realizadas este ano, beneficiando comunidades do interior de Bom Princípio”, citou o prefeito Fábio.
De acordo com o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, se os recursos destinados para o asfalto foram o bastante para fazer as três obras e ainda houver algum dinheiro em caixa – o que está devidamente programado – poderá ser feita a pavimentação em uma quarta localidade. “Ainda não vamos adiantar os nomes das localidades beneficiadas. Os projetos estão prontos e esperando aprovação do Badesul. Uma vez estando tudo certo será feita a licitação das três primeiras obras. Sabendo quanto custará cada obra confrontaremos as mesmas com o nosso orçamento para, então, se possível, licitar uma quarta obra. Acredito que, se mantivermos uma média de preços como desta obra de Mambuí, conseguiremos atender a quatro comunidades neste ano. Esperemos um pouco mais”, citou Joãozinho.
De acordo com o prefeito Fábio Persch, a obra do Mambuí deverá ter a sua inauguração durante o mês de aniversário, portanto, em maio, sendo entregue à comunidade que, assim, terá realizado um sonho para lá de antigo. Arsênio Maldaner, por certo, não viveu dias de asfalto no Mambuí, mas os seus familiares, vizinhos e amigos poderão fazer isso com um sorriso estampado na face, afinal, os tempos mudam e a gratidão pela melhoria na qualidade de vida se dá através do agradecimento, da colaboração e de um sorriso no rosto.