Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 9 de abril de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Realizada em conjunto pela Secretaria Municipal da Fazenda, pela Câmara de Vereadores e pelo Conselho Regional de Contabilidade, uma reunião tratou, na manhã de terça, do repasse de recursos do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e Adolescentes.
A presença de contadores do município, lideranças legislativas e do executivo, como o secretário Tiago Backes e o presidente da Câmara, João Augusto Rodrigues da Silva, foi realizada a explanação a respeito do programa Valores que Ficam, que é defendido também na grande mídia.
De acordo com Backes, Bom Princípio carece de cadastro para que os recursos sejam destinados diretamente para um fundo local, assim, os trâmites necessários serão realizados para que, em 2020, o repasse de 3% do imposto possa ir para tal fundo. “Consideremos a reunião de hoje como um primeiro passo. As dúvidas foram esclarecidas e agora, em esforço conjunto faremos com que nos enquadremos no programa”, citou Rodrigues.
De acordo com Jéssica Marx, presidente do Comdica, quando a elaboração de planos de resgate do IR para repasse ao FUNCRIANÇA do município, a ação do Comdica se deu em dois momentos, primeiro buscamos amparo no município vizinho, que, por indicação do CEDICA, nos serviria de referência na realização de destinação dos fundos da criança e do adolescente, buscando orientações sobre quais eram os processos de elaboração. Neste momento obtivemos informações sobre os prazos de inscrições e ações a serem tomadas. Retornando ao nosso município observamos que nenhuma das gestões antecessoras havia encaminhado a documentação do ente para criação do CNPJ e contas independentes, sendo assim, no percurso do ano passado ficou inviabilizado o processo de inclusão do município no sistema do IR para que os munícipes, ou interessados, pudessem fazer os repasses na declaração do IR2018. Lembramos que esta destinação está prevista há 28 anos, e até o ano passado nenhuma gestão do Comdica elaborou ações, ou deixou a documentação em dia para fins desse recolhimento.
O prefeito em exercício João Guilherme Weschenfelder foi pontual em sua fala enaltecendo a importância do trabalho junto a crianças e adolescentes e à captação de recursos. "Temos que regularizar algo que tem quase três décadas para, enfim, usufruir de recursos que serão de grande importância. Nem tudo se encontra como queremos, portanto, lutamos para que tudo esteja em futuro próximo melhor do que encontramos ao assumir. Ajustes sempre temos a fazer", mencionou o prefeito em exercício.