Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 25 de março de 2019
Fotos: Alex Steffen (foto Cesar Fuhr)
Crédito: Alex Steffen (foto Cesar Fuhr)
Dirigentes culturais e familiares Selbach estiveram junto ao prefeito Fábio Persch no último dia 19 de março, versando sobre um assunto de interesse público. O restauro da Casa Selbach, iniciado há vários anos, volta às atividades dentro em breve, dependendo, neste momento, apenas de trâmites burocráticos.
O projeto tem financiamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura RS (LIC) e após a recuperação será sede dos grupos culturais de Bom Princípio, através de diferentes linguagens como canto coral, teatro, instrumental, podendo o espaço receber reuniões e outros eventos de cunho cultural.
Por se tratar de um projeto multicultural irá de encontro, também, ao pensar da família Selbach, tradicionalíssima na vida de Bom Princípio desde os tempos idos. Segundo informações colhidas junto à secretaria de Educação de Bom Princípio, os trâmites do projeto voltaram a ser apreciados pelo Estado em fevereiro de 2019, de modo que a possibilidade de retomada fosse autorizada no dia 20 daquele mês. O projeto foi readequado à realidade financeira do Estado e também às necessidades locais, de modo que fosse viável. Destacam os líderes culturais que, possivelmente a partir da metade de 2019, a obra seja retomada.
Duas empresas – Fibraform e Madesa – já sinalizaram positivamente para a liberação de recursos para o restauro da obra, sendo pleiteada mais uma ou duas para auxiliar no projeto, acelerando o mesmo trabalho. “Não podemos, hoje, dar um prazo para a conclusão da obra, em primeiro momento, vibramos, com a possibilidade dela ser retomada”, afirmam os dirigentes culturais. Entusiastas acreditam que, depois de decreto a ser publicado pelo Governador Eduardo Leite, em abril, seja possível retomar os trâmites legais, dentre os quais licitação para que a obra volte a ser uma realidade.
Representantes da família Selbach – Carlos Henrique Nozari e Clair Selbach Nozari – além da advogada Letícia Bittencourt Pereira Esteche, representando a empresa Selbetti (também ligada à família), participaram do ato e vibraram com a movimentação do projeto.
O antigo casario fica à frente da Igreja Matriz, que também está sendo revitalizada, sendo grande valor histórico em cunho local.