Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

ACBF pode ter núcleo em Bom Princípio


Data de Publicação: 20 de março de 2019
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen



"Uma das melhores maneiras de educar é o esporte", destaca Lavoisier Freire Martins. 
O hoje dirigente da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) esteve em Bom Princípio nesta quarta-feira, 20 de março, acompanhado do igualmente diretor do clube Francis Berté. Poderia ser uma visita de cortesia com o agradecimento pela acolhida que a ACBF teve em Bom Princípio em 1º de março, quando da inauguração da quadra de esportes do Ginásio Poliesportivo José Bertoldo Ledur. "Poderíamos até vir aqui trazer uma camiseta para o prefeito e convocar ele para jogar em nosso elenco", brincou Lavoisier, que jogou ao lado de Fábio Persch, sendo, inclusive campeão municipal de Bom Princípio, pelo Ibis. Mas, o que de fato ocorreu na reunião vai além de qualquer ponderação. "O que viemos fazer aqui é propor para a comunidade de Bom Princípio a implantação de um núcleo da ACBF, com escolinha de futebol e formação humana para garotos entre 5 e 15 anos", citou Francis arrancando sorrisos do prefeito Fábio Persch, do vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder e do diretor de esportes Dirceu "Pila" Fritzen.
Durante a conversa avançaram as tratativas para a implantação de um núcleo da ACBF, com treinos duas vezes por semana no contraturno escolar. "O esporte deve andar junto com o ensino. São complementares na formação do ser humano", citou Lavoisier, justificando as aulas de futsal como uma oficina em horário extraclasse.
Francis citou a existência também de núcleos em Salvador do Sul, Garibaldi e Carlos Barbosa. "O trabalho que é realizado em Salvador do Sul há alguns anos é exemplar. A prefeitura, então com a prefeita Carla e a secretária Cládia, compreenderam que iríamos ajudar na formação humana, a tal maneira que a prefeitura se tornou uma grande parceira", mencionou Berté.
O intuito de Bom Princípio é fazer um projeto semelhante ao que existe em Salvador do Sul, de modo que a prefeitura auxilie nos custos, não apenas cedendo o espaço para os treinos, como também, dando algum subsídio para o projeto. "Vamos, primeiro, avaliar a situação como um todo, não vamos falar em custos para os alunos neste momento. Estando tudo nos conformes vamos dar início ao projeto", destacou o prefeito Fábio Persch.
É provável que as inscrições sejam realizadas pela própria ACBF, em maio, mês de aniversário de Bom Princípio. Até o mês de maio mais informações serão veiculadas, como datas, locais e custos. "Depois das inscrições feitas podemos fazer as turmas, por faixa etária, e, aí, encomendar os uniformes para os alunos", cita Lavoisier. Os materiais esportivos dos pequenos atletas, por sinal, são os mesmos daqueles que atuam no profissional.
"Se o nosso intuito é cuidar das pessoas, vejo, aqui, uma excelente oportunidade", frisa o vice-prefeito Weschenfelder.
Quando em Bom Princípio, Clóvis Tramontina, fundador e ex-presidente da ACBF, fez referência em concretizar o projeto, atendendo o pedido do prefeito Fábio e do vice-prefeito Joãozinho. "No que depender de mim, vocês tem o voto favorável", destacou o empresário apaixonado por futsal.
Lavoisier lembrou, ainda, que muitos dos jogadores da ACBF tem história ligada ao futsal de Bom Princípio, e não é de hoje, afinal, ex-atletas como Bilica e Choco, desfilaram pelas quadras da Terra do Moranguinho. 
Ao saber que há outras escolinhas de futebol em Bom Princípio, de pronto, Francis afirmou: "Isso é excelente. Não podemos atrapalhar no trabalho já existente. Buscaremos conversar, ajustar datas de treinos, de modo que os alunos possam, se assim quiserem, participar de todos os projetos".
De acordo com os representantes da ACBF, não se trata de um núcleo que irá formar apenas jogadores, mas sim, formará atletas, que poderão, no futuro, contribuir com as suas comunidades. 
"Nosso intuito é realizar reuniões com as entidades que já temos e unir forças, de modo que ACBF e outras escolinhas, como o Casablanca cresçam, levando adiante a nossa bandeira", destacou o prefeito Fábio Persch.
De acordo Dirceu Fritzen, em outros tempos, Bom Princípio tinha tradição no futebol de campo, obtendo muitos títulos com o Ibis, e isso só veio a acontecer com a qualificação do grupo como um todo, e integração de pessoas que conheciam o mundo da bola. "É sempre possível melhorar e desenvolver o que se tem", finaliza Fritzen.
"Nem sempre se formam atletas profissionais. Eu mesmo tentei até os 21 anos. Mas, é possível fazer um projeto que ensine a importância do trabalho em equipe, como cada um é importante em um trabalho, enfim, fazendo do futebol algo além do mero divertimento", citou o prefeito Fábio ao receber de presente a primeira camisa (modelo 2019) da ACBF, autografada pelos atletas.
Mesmo bom de bola, o prefeito recebeu apenas a camisa, não um convite para jogar. "Vamos deixar isso para os jovens, aqueles que ainda tem uma longa estrada para trilhar, não é prefeito?", finalizou Lavoisier dando a entender que o projeto, hoje apresentado, terá frutos e misturando o laranja da camisa, com os ares salutares da terra do moranguinho.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo