RGE é interpelada em reuniões
Data de Publicação: 15 de março de 2019
Que a situação do abastecimento de energia elétrica é calamitoso no vale do Caí, em especial as comunidades do interior de Bom Princípio e arredores, não é novidade para ninguém, contudo, o comodismo não combina com uma boa gestão pública, assim, a RGE, através de seus diretores, foi convocada a participar de reunião em Bom Princípio.
Elisandra Castro, representando a empresa concessionária de energia, ouviu as solicitações da comunidade em reunião que iniciou na câmara de vereadores, fazendo diferentes explanações sobre a situação, explicando, inclusive, que mais de 80% dos casos de falta de energia tem relação com a vegetação que toca as redes aéreas, fazendo com que haja interrupção do abastecimento. Destaca, ela, ainda, que a parceria que está sendo feita com a prefeitura é benéfica, pois as podas das árvores minimizam o problema. "Temos uma lei municipal, aprovada em 2015, e que permite ao município a retirada de árvores que estejam colocando em risco o sistema de abastecimento, todavia, o trabalho deve, sempre, ser feito com a RGE, com o desligamento da rede, para evitar acidentes", destacou o servidor público Vilmar Klering.
A troca de postes que dão suporte à rede é, também, uma necessidade, pois muitos estão podres e poem em risco, até, a segurança dos transeuntes.
Depois, no gabinete do prefeito, representantes do legislativo entregaram à Elisandra a moção de repúdio aprovada na câmara. "Sabemos das dificuldades, mas precisamos de um serviço bom, pois os prejuizos que se tem, hoje, pela falta de abastecimento são imensos", citou o vereador Luís Liell, que participou do ato.
Depois os representantes da RGE ouviram solicitações de moradores, alguns falando em nome das suas comunidades, como do Morro Luft, que espera por rede de energia trifásica (tanto que aviários da localidade não podem operar pela ausência da mesma) e de empreendedores rurais, do Vale das Flores, que querem expandir seus negócios e não o podem, sendo necessária cooperação da RGE.
"Estamos buscando parceria com a RGE, e esperamos que a empresa nos compreenda, pois sempre que há problemas de abastecimento às pessoas recorrem a nós, prefeito, vice, vereadores, enfim, aos servidores públicos, achando que podemos resolver tudo em um passe de mágica. Contamos com a RGE, mais próxima a nós, para que não tenhamos o mesmo drama a cada chuvarada", citou o prefeito Fábio Persch.
A dirigente da RGE comprometeu-se com melhorias diversas, acreditando que, com mais pessoas trabalhando nos reparos e com o serviço de podas em parceria com as prefeituras, haja menos problemas e as soluções sejam mais rápidas.