Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: EMEI Anjo da Guarda
Data de Publicação: 7 de novembro de 2018
Pode até soar de maneira estranha a chamada desta reportagem, afinal, uma jornada literária voltada para uma creche é, um tanto, incomum. Afinal, dá pra explicar porque ter uma jornada literária para quem ainda não sabe ler?
Sim, dá para explicar, afinal, a literatura deve fazer parte da vida dos pequenos desde muito antes do seu conhecimento das letras. Ou você, jamais, ouviu falar das histórias que são lidas para as crianças antes de dormir?
A leitura é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. Por isso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida.
Não apenas em casa, mas também na escola, com a alfabetização infantil, a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário.
A educação deve resgatar o repertório que toda história infantil oferece para apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e os indivíduos, para ensiná-las a lidar com as questões de forma ética e para ajudá-las a lidar com as emoções durante seu desenvolvimento. Foi nesse sentido que a escola Anjo da Guarda, juntamente com todas equipe de professores, estagiários, auxiliares, cozinheira e direção organizou a jornada literária. As atividades ocorreram em três dias nos dois turnos (29, 30, 31 de outubro), teve café literário com poesias, feira do livro, hora do conto, literatura ou travessura envolvendo o Halloween e a comunidade. Entrando na brincadeira do halloween, as crianças trocaram os doces por livros. Houve mateada literária com as famílias, feirinha das turmas e o mais legal, apresentação de todas as turmas com os clássicos das histórias infantis.
Deu para entender como a literatura faz parte da vida de todos? Pois bem, que agora faça parte e não seja apenas teoria e desejo dos educadores. Que a cultura literária seja sua, vossa, e, claro, nossa. Todos merecem aprender com os livros, seja qual for a sua idade.