Obra: PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, DRENAGEM E SINALIZAÇÃO Extensão: 623,00 m Local: ESTRADA DE ACESSO AO MORRO TICO-TICO Largura: 11,00 m Trecho: ESTACA 0 A 0+533,38 e 0 A 0+089,59 Área de Concordância: 96,50 m² Data Base: MARÇO/2022 Área Total: 6.949,50 m² DADOS E PARÂMETROS DO PROJETO: DMT UN Solo 1,2500 EXTENSÃO: 623,00 REGULAR.: 11,00 LADOS: - LADOS: - 3,00 km Rachão 1,3000 LARGURA MÉDIA: 11,00 BRITA: 11,00 EXT.: - EXT.: - 50,00 km Base 1,4700 CONC.: 96,50 SUBBASE 11,28 LARG.: - LARG.: - 0,50 km Lastro de Brita1,1000 DESCONTAR: - BASE: 11,28 CONC.: - CONC.: - 17,00 km CBUQ 1,4900 ÁREA TOTAL: 6.949,50 IMPRIMAÇÃO 11,00 DESC.: - DESC.: - 33,00 km PINTURA/CBUQ: 11,00 ÁREA: 1.094,00 ÁREA: 1.182,00 50,00 km ITEM 1. SERVIÇOS PRELIMINARES E ADMINISTRAÇÃO LOCAL 1.1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1.1 Implantação de placa de obra Área = 1un x 2,40m x 1,20m = 2,88 m² 1.1.2 Mobilização de equipamentos Quantidade = 1,00 un 1.2 ADMINISTRAÇÃO LOCAL 1.2.1 Administração Local da Obra N = 6 meses 6,00 Mês LARGURAS custos com operação de transporte dos equipamentos, conforme discriminado no quadro em anexo. quantidade de placas x largura da placa x altura da placa Custos mensal necessários para manter equipe de adminstração local da obra conforme discriminado em composição anexa. De acordo com o cronograma de execução da obra PASSEIO LD DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA ESTRADA DE ACESSO AO MORRO TICO-TICO MEMORIAL DE CÁLCULO PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PRINCÍPIO/RS TRANSPORTE DE MATERIAIS: Base e CBUQ Bota-fora PAVIMENTAÇÃO EMPOLAMENTO DE MATERIAIS: DIMENSÕES DO PROJETO CAP DISCRIMINAÇÃO Quadro de Distâncias PASSEIO LE LOCAL Jazida Reaproveitamento Brita DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 1/8 ITEM DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOSDISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 2. TERRAPLENAGEM 2.1 CORTE DO GREIDE 2.1.1 Limpeza e desmatamento dos bordos Área = 6949,50 6.949,50 m² 2.1.2 Transporte de material de limpeza para bota fora - DMT = 3 KM Momento = 6949,5m² x 0,10 x 1,25 x 3 km = 2.606,06 m³xkm 2.1.3 Volume = (6379,27m³ x 5 %) = 318,96 m³ 2.1.4 Volume = (6379,27m³ x 5%) = 318,96 m³ 2.1.5 Volume = (6379,27m³ x 90%) = 5.741,34 m³ 2.1.6 Transporte de material para reaproveitamento - DMT = 0,5 KM - de material escavado Momento = (318,96m³ x 1,25 ) x 0,5km = 199,35 m³xkm 2.1.7 Transporte de material para o bota fora - DMT = 3 KM - de material escavado Momento = (6060,3m³ x 1,25 x 3km) = 22.726,13 m³xkm 2.1.8 Espalhamento de material em bota-fora Volume = 6060,3m³+ (6949,5m² x 0,10) = 6.755,25 m³ Transporte do material escavado, para reaproveitamento no aterro x empolamento x DMT (Aproveitamento do material de 1ª Cat) (Área de material de limpeza x altura x empolamento) a ser transportado para o bota fora (volumes de escavação x percentual de classificação do material ) (volumes de escavação x percentual de classificação do material) extensão da pista x largura de limpeza x 2 lados Escavação em material de 2ª Categoria com acerto de taludes Escavação em material de 1ª Categoria (volumes de escavação x percentual de classificação do material ) Transporte excedente até o local do Bota-fora indicado pela Prefeitura. (Material de 1ª Cat. Não utilizado X Empolamento x DMT do Bota Fora) volume dos itens 2.1.2 e 2.1.7 sem o empolamento Escavação em material de 3ª Categoria 2/8 ITEM DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOSDISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 2.2 ATERRO DO GREIDE 2.2.1 Escavação mecânica em mat. de 1ª categ., em jazida c/ escav. Hidr. Volume = 2.734,12 m³ 2.2.2 Argila, Argila vermelha ou Argila Arenosa (retirada na jazida sem transporte) Volume = 2.734,12 m³ 2.2.3 Transporte de material de jazida para a pista - DMT = 17 KM Volume = 58.100,05 m³xkm 2.2.4 Execução e Compactação de Aterro predominantemente Argiloso Volume = 3.053,08 m³ 2.3 SUBSTITUIÇÃO DE SOLOS INADEQUADOS 2.3.1 Escavação de material com baixa capacidade de suporte Volume = 186,9m x 1,5m x 0,3m x 2 lados 168,21 m³ TOTAL 168,21 m³ 2.3.2 Transporte de material escavado para o bota fora - DMT = 3 Km Momento = 168,21m³ + 25% x 3 km = 630,79 m³xkm 2.3.3 Espalhamento de material em bota-fora Volume = 186,9m x 1,5m x 0,3m x 2 lados 168,21 m³ 2.3.4 Reforço do subleito com rachão Volume = 186,9m x 1,5m x 0,3m x 2 lados 168,21 m³ 2.3.5 Transporte de rachão (DMT 50 km) Momento = 168,21m³ x 1,3 m³/m³ x 50 km = 10.933,65 m³xkm Volume de Rachão x Consumo de material x a Distância da unidade industrial até o local da obra. Volume de remoção de solos inadequados + percentual de empolamento, para transporte da obra até o local de bota-fora. Volume do item 2.3.1 volume de rachão compactado na pista, para substituição dos solos inadequados Volume de escavação do subleito para remoção de solos com baixa capacidade de suporte (considerada largura de 1,5m nos bordos na extensão de 186,9 m, com altura média de 0,3m) volume de aterro conforme projeto de terraplenagem volume de aterro conforme projeto de terraplenagem volume de aterro conforme projeto de terraplenagem Transporte do material escavado na jazida x empolamento x DMT (Total de aterro - Aproveitamento do material de 1ª Cat) 3/8 ITEM DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOSDISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 3. DRENAGEM PLUVIAL 3.1ESCAVAÇÃO PLUVIAL Vol. (Ø40 PA2) = 30% x 1,10m x 1,20m x 116m = 45,94 m³ 3.1.1 Escavação mecânica de vala bueiros em mat. de 1ª categoria Vol. (Ø60 PA2) = 30% x 1,30m x 1,40m x 172m = 93,91 m³ Vol. (Ø80 PA2) = 30% x 1,55m x 1,65m x 95m = 72,89 m³ Vol. (Ø100 PA2) = 30% x [(1,75m + 3,95 m)/2] x 1,85m x 379m = 599,48 m³ Vol. (2 X Ø120 PA2) = 30% x [(4,00 m + 6,40m)/2)] x 2,10 m x 203m = 665,03 m³ Volume Total = 1.477,25 m³ Vol. (Ø40 PA2) = 20% x 1,10m x 1,20m x 116m = 30,62 m³ 3.1.2 Escavação mecânica de vala bueiros em mat. de 2ª categoria Vol. (Ø60 PA2) = 20% x 1,30m x 1,40m x 172m = 62,61 m³ Vol. (Ø80 PA2) = 20% x 1,55m x 1,65m x 95m = 48,59 m³ Vol. (Ø100 PA2) = 20% x [(1,75m + 3,95 m)/2] x 1,85m x 379m = 399,66 m³ Vol. (2 x Ø120 PA2) = 20% x [(4,00 m + 6,40m)/2)] x 2,10 m x 203m = 443,35 m³ Volume Total = 984,83 m³ Vol. (Ø60 PA2) = 50% x 1,10m x 1,20m x 116m = 76,56 m³ 3.1.3 Escavação mecânica de vala bueiros em mat. de 3ª categoria Vol. (Ø60 PA2) = 50% x 1,30m x 1,40m x 172m = 156,52 m³ Vol. (Ø80 PA2) = 50% x 1,55m x 1,65m x 95m = 121,48 m³ Vol. (Ø100 PA2) = 50% x [(1,75m + 3,95 m)/2] x 1,85m x 379m = 999,14 m³ Vol. (2 x Ø120 PA2) = 50% x [(4,00 m + 6,40m)/2)] x 2,10 m x 203m = 1.108,38 m³ Volume Total = 2.462,08 m³ Vol. (Ø40 PA2) = 45,94 45,94 m³ 3.1.4 Reaterro de vala com material reaproveitado Vol. (Ø60 PA2) = 93,91 93,91 m³ Vol. (Ø80 PA2) = 72,89 72,89 m³ Vol. (Ø100 PA2) = 599,48 599,48 m³ Vol. (2 X Ø120 PA2) = 665,03 665,03 m³ Volume Total = 1.477,25 m³ Vol. (Ø40 PA2) = [(1,10m x 1,20m) - 0,20m²- 0,07m²] x 116m - 30,62 m³= 73,54 m³ 3.1.5 Aterro de vala com material Importado - argila Vol. (Ø60 PA2) = [(1,30m x 1,40m) - 0,40m²- 0,09m²] x 172m- 62,61 m³ = 134,85 m³ Vol. (Ø80 PA2) = [(1,55m x 1,65m) - 0,70m²- 0,12m²] x 95m - 48,59 m³ = 92,17 m³ Vol. (Ø100 PA2) = [[(1,75m + 3,95m)/2 x 1,85m))] - 1,13m²- 0,14m²] x 379m - 399,66 m³ = 917,47 m³ Vol. (2 x Ø120 PA2) = [[(4,00m + 6,40 m)/2] x 2,10m) - 2,20m²- 0,32m²] x 203m-443,35 m³ = 1.040,17 m³ Volume Total = 2.258,20 m³ Porcentagem de classificação do material, 30% de 1ª categoria x largura da vala x altura da vala x extensão dos tubos. Reaproveitamento do Material de 1ª Categoria escavado [(largura da vala x altura até a ger. superior dos tubos) - área dos tubos - Area do lastro de brita] x extensão dos tubos - )material reaproveitado) Porcentagem de classificação do material, 20% de 1ª categoria x largura da vala x altura da vala x extensão dos tubos. Porcentagem de classificação do material, 50% de 1ª categoria x largura da vala x altura da vala x extensão dos tubos. 4/8 ITEM DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOSDISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 3.1.6 Transporte de mat. escavado para bota-fora (DMT=3 km) Momento = [(4924,16 - 1477,25) x1,25 ] x 3km = 12.925,91 m³xkm 3.1.7 Transporte de material de jazida para a pista - DMT = 17 KM Momento = [( 2258,2) x1,1 ] x 17km = 47.986,75 m³xkm 3.1.8 Espalhamento de material em bota-fora Volume = 4924,16 - 1477,25 = 3.446,91 m³ 3.2 CANALIZAÇÃO 3.2.1 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 400mm Extensão = 116,00 m 3.2.2 Assentamento de Tubo DN 400 mm Extensão = 116,00 m 3.2.3 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 600mm Extensão = 172,00 m 3.2.4 Assentamento de Tubo DN 600 mm Extensão = 172,00 m 3.2.5 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 800mm Extensão = 95,00 m 3.2.6 Assentamento de Tubo DN 800 mm Extensão = 95,00 m 3.2.7 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 1000mm Extensão = 379,00 m 3.2.8 Assentamento de Tubo DN 1000 mm Extensão = 379,00 m 3.2.9 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 1200mm Extensão = 406,00 m 3.2.10 Assentamento de Tubo DN 1200 mm Extensão = 406,00 m Vol. (Ø40 PA2) = 116m x 0,7m x 0,10m = 8,12 m³ 3.2.11 Lastro de brita 10cm Vol. (Ø60 PA2) = 172m x 0,9m x 0,10m = 15,48 m³ Vol. (Ø80 PA2) = 95m x 1,20m x 0,10m = 11,40 m³ Vol. (Ø100 PA2) = 379m x 1,40m x 0,10m = 53,06 m³ Vol. (2x Ø120 PA2) = 203m x 3,20m x 0,10m = 64,96 m³ Volume Total = 153,02 m³ 3.2.12 Transporte de brita (DMT=50 km) Momento = 153,02m³ x 1,1m³/m³ x 50km = 8.416,10 m³xkm 3.3 DISPOSITIVOS DE DRENAGEM volume do item anterior sem empolamento (volume de escavação de valas de drenagem - volume de material reaproveitado) + percentual de empolamento x dmt (volume de escavação de valas de drenagem - volume de material reaproveitado) + percentual de empolamento x dmt extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto volume de material x consumo do material x DMT extensão de tubos x largura do lastro x espessura de material extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto 5/8 ITEM DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOSDISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 3.3.1 Boca de Bueiro Dupla- BDTC DN 1200 mm Quantidade = 2,00 un 3.3.2 Caixa de Inspeção Tipo 1 (1,20 x 1,20) - para Ø 400 mm Quantidade = 7,00 un 3.3.3 Caixa de Inspeção Tipo 2 (1,40 x 1,40) - para Ø 600 mm Quantidade = 7,00 un 3.3.4 Caixa de Inspeção Tipo 3 (1,60 x 1,60) - para Ø 800 mm Quantidade = 6,00 un 3.3.5 Caixa de Inspeção Tipo 4 (1,80 x 1,80) - para Ø 1000 mm Quantidade = 10,00 un 3.3.6 Caixa de Inspeção Tipo 5 (3,50 x 3,50) - para Ø 2 x 1200 mm Quantidade = 1,00 un 3.3.7 Meio-Fio de Concreto pré-fabricado para vias urbanas Quantidade = 1.176,00 m 4. PAVIMENTAÇÃO 4.1 LIGANTES 4.1.1 Imprimação com CM-30 Área = (623m x 11m) + 96,5m² = 6.949,50 m² 4.1.2 Pintura de ligação com RR-2C Área = (623m x 11m) + 96,5m² = 6.949,50 m² 4.2 ESTRUTURA 4.2.1 Regularização e compactação do subleito Área = (623m x 11m) + 96,5m² = 6.949,50 m² 4.2.2 Brita anti extrusiva 3cm Volume = [(623m x 11m) + 96,5m² ] x 0,03m = 208,49 m3 4.2.3 Transporte de brita (DMT=50 km) Momento = 208,49m3 x 1,3 m³/m³ x 50 km = 13.551,85 m3xkm 4.2.4 Sub-base de Rachão 16 cm Volume = [(623m x 11,2831460674157m) + 96,5m² ] x 0,16m = 1.140,14 m3 4.2.5 Transporte de rachão (DMT=50 km) Momento = 1140,14m3 x 1,3 m³/m³ x 50 km = 74.109,10 m3xkm 4.2.6 Base de brita graduada 20 cm Volume = [(623m x 11,2831460674157m) + 96,5m² ] x 0,20m = 1.425,18 m³ (extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes (extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes - áreas a descontar quantidade conforme projeto quantidade conforme projeto quantidade conforme projeto Extensão de Meio Fio - Parte interna (extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes - áreas a descontar [(extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes] x espessura do material quantidade conforme projeto Volume de Rachão x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra [(extensão da pista x largura da sub-base) + área de encaixes] x espessura do material [(extensão da pista x largura da brita) + área de encaixes] x espessura do material Volume de Rachão x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra quantidade conforme projeto quantidade conforme projeto 6/8 ITEM DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOSDISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 4.2.7 Transporte de base (DMT=50 km) Momento = 1425,18m³ x 1,47 m³/m³ x 50 km = 104.750,73 m³xkm 4.2.8 CBUQ - capa de rolamento 5 cm Volume = [(623m x 11m) + 96,5m² ] x 0,05m = 347,48 m³ 4.2.9 Transporte de CBUQ (DMT=50 km) Momento = 347,48m³ x 50 km = 17.374,00 m³xkm 4.2.10 Transporte de Mat. Asfáltico - Caminhão com cap. de 20 ton - rod. Pavim. (DMT=33 km) Momento = 347,48m³ x 2,5548ton/m³ x 6%x33 km = 1.757,73 txkm 5. PASSEIO 5.1 Regularização e compactação do subleito Área = 2276,00 2.276,00 m² 5.2 Lastro com Preparo Mecânico de Fundo e Colchão de Pó de Brita - 10 cm Volume = 227,60 227,60 m³ 5.3 Transporte de Pó de Pedra (DMT=50 km) Momento = 227,6m³ x 1,1 m³/m³ x 50 km = 12.518,00 m³xkm 5.4 Área = 2276,00 2.276,00 m² 5.5 Meio Fio de Concreto pré-fabricado para delimitação de passeio Extensão = 1036,00 1.036,00 m 6. SINALIZAÇÃO VIÁRIA 6.1 SINALIZAÇÃO HORIZONTAL 6.1.1 Pintura de faixa - tinta acrílica - espessura 0,5 mm Área LFO-1= 74,76 m² Área Total = 74,76 m² 6.1.2 Pintura de meio-fio a base de cal Extensão = 1.176,00 m Extensão de meio fio - Pintura da face superior e frente. Execução de Passeio Bloco de Concreto Retangular Cor Natural 20X10 - espessura 6 cm Peso de CAP 50/70 x Distância da Refinaria à Usina (Taxa de CAP/ton de CBUQ= 6% ) (Distância da Refinaria à Usina escolhida pela mediana = 60 km) (Canoas a Portão) LFO-1 = extensão da linha simples contínua no eixo x largura da linha (Amarela) Área de regularização do Passeio Área de regularização do Passeio x 10 cm de lastro de Pó de Brita Áre do passeio Extensão de Meio Fio de escoramento - parte externa do passeio Volume de Base de Brita Graduada x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra [(extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes] x espessura do material volume de CBUQ x DMT Volume de pó de Brita x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra 7/8 ITEM DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOSDISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 6.2 SINALIZAÇÃO VERTICAL 6.2.1 Fornecimento e Implantação de placa de regulamentação em aço, R-1 Lado = 0,331 m Placa de Regulamentação R-1 Quantidade R-1 = 3,00 un TOTAL = 3,00 un 6.2.2 Fornecimento e Implantação de placa de regulamentação em aço, diâmetro = 0,80m Placa de Regulamentação R-7 Quantidade R-7 = 2,00 un Placa de Regulamentação R-19 Quantidade R-19 = 2,00 un TOTAL = 4,00 un 6.2.3 Placa de Regulamentação R-1 Quantidade R-1 = 3,00 un Placa de Regulamentação R-7 Quantidade R-7 = 2,00 un Placa de Regulamentação R-19 Quantidade R-19 = 2,00 un 7,00 un 6.3CONDUÇÃO ÓTICA 6.3.1 Tacha Amarela - Quant. Eixo = (16/16) retas (8/8) tangentes 39,00 un QUANTIDADE TOTAL: 39,00 un Tacha refletivas bidirecionais Quantidade de tachas no eixo e nos bordos da pista, com cadência de 8 m nas curvas e 16m nas tangentes. Fornecimento e Implantação de suporte e travessa em madeira para placas 8/8