Obra: PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, DRENAGEM E SINALIZAÇÃOExtensão: 2.000,00 m Local: RUA SIRENO PEDRO LERMEN - LOCALIDADE VALE DAS FLORES - TRECHO 02Largura: 7,00 m Trecho: ESTACA 0+700 A 2+700Área de Concordância: 0,00 m² Data Base: OUTUBRO/2021Área Total: 14.000,00 m² DADOS E PARÂMETROS DO PROJETO: DMT UNSolo1,2500EXTENSÃO: 2.000,00 REGULAR.: 9,07 LADOS: - LADOS: - 4,00 kmRachão1,3000LARGURA: 7,00 BRITA: 9,07 EXT.: - EXT.: - 54,00 kmBase1,4700CONC.: - SUBBASE 8,80 LARG.: - LARG.: - 0,50 kmLastro de Brita1,1000DESCONTAR: - BASE: 8,27 CONC.: - CONC.: - 10,00 km CBUQ 1,4900 ÁREA TOTAL: 14.000,00 IMPRIMAÇÃO 8,00 DESC.: - DESC.: - 33,00 kmPINTURA/CBUQ: 7,00 ÁREA: - ÁREA: - 54,00 km ITEM 1. SERVIÇOS PRELIMINARES E ADMINISTRAÇÃO LOCAL 1.1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1.1 Implantação de placa de obraÁrea = 1un x 2,40m x 1,20m =2,88 m² 1.1.2 Mobilização de equipamentosQuantidade = 1,00 un 1.1.3 Administração Local da ObraN = 6 meses6,00 mês LARGURAS custos com operação de transporte dos equipamentos, conforme discriminado no quadro em anexo. quantidade de placas x largura da placa x altura da placa Custos mensal necessários para manter equipe de adminstração local da obra conforme discriminado em composição anexa. De acordo com o cronograma de execução da obra PASSEIO LD DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA RUA SIRENO PEDRO LERMEN - LOCALIDADE VALE DAS FLORES - TRECHO 02 MEMORIAL DE CÁLCULO PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PRINCÍPIO/RS TRANSPORTE DE MATERIAIS: Base e CBUQ Bota-fora PAVIMENTAÇÃO EMPOLAMENTO DE MATERIAIS: DIMENSÕES DO PROJETO CAP DISCRIMINAÇÃO Quadro de Distâncias PASSEIO LE LOCAL Jazida Reaproveitamento Brita DESCRITIVO DOS CÁLCULOS 1/8 ITEMDESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS DISCRIMINAÇÃODESCRITIVO DOS CÁLCULOS 2. TERRAPLENAGEM 2.1 CORTE DO GREIDE 2.1.1 Limpeza e desmatamento dos bordosÁrea = 2000m x 1m x 2 lados =4.000,00 m² 2.1.2 Transporte de material de limpeza para bota fora - DMT = 4 KMMomento = 4000m² x 0,10 x 1,25 x 4 km =2.000,00 m³xkm 2.1.3Volume = (6025,72m³ x 80 %) =4.820,58 m³ 2.1.4Volume = (6025,72m³ x 20%) =1.205,14 m³ 2.1.5 Transporte de material para reaproveitamento - DMT = 0,5 KM - de material escavadoMomento = (1494,03m³ x 1,25 ) x 0,5km =933,77 m³xkm 2.1.6 Transporte de material para o bota fora - DMT = 4 KM - de material escavadoMomento = (4531,69m³ x 1,25 x 4km) =22.658,45 m³xkm 2.1.7 Espalhamento de material em bota-foraVolume = 4531,69m³+ (4000m² x 0,10) =4.931,69 m³ Transporte do material escavado, para reaproveitamento no aterro x empolamento x DMT (Aproveitamento do material de 1ª Cat) (Área de material de limpeza x altura x empolamento) a ser transportado para o bota fora (volumes de escavação x percentual de classificação do material) extensão da pista x largura de limpeza x 2 lados Escavação em material de 2ª Categoria com acerto de taludes Escavação em material de 1ª Categoria (volumes de escavação x percentual de classificação do material ) Transporte excedente até o local do Bota-fora indica do pela Prefeitura. (Material de 1ª Cat. Não utilizado X Empolamento x D MT do Bota Fora) volume dos itens 2.1.2 e 2.1.7 sem o empolamento 2/8 ITEMDESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS DISCRIMINAÇÃODESCRITIVO DOS CÁLCULOS 2.2 ATERRO DO GREIDE 2.2.1 Execução e Compactação de Aterro predominantemente ArgilosoVolume = 1494,03m³1.494,03 m³ 2.3 SUBSTITUIÇÃO DE SOLOS INADEQUADOS 2.3.1 Escavação de material com baixa capacidade de suporteVolume = 200m x 1,5m x 0,3m x 2 lados180,00 m³ TOTAL 180,00 m³ 2.3.2 Transporte de material escavado para o bota fora - DMT = 4 KmMomento = 180m³ + 25% x 4 km =900,00 m³xkm 2.3.3 Espalhamento de material em bota-foraVolume = 200m x 1,5m x 0,3m x 2 lados180,00 m³ 2.3.4 Reforço do subleito com rachãoVolume = 200m x 1,5m x 0,3m x 2 lados180,00 m³ 2.3.5 Transporte de rachão (DMT 54 km)Momento = 180m³ x 1,3 m³/m³ x 54 km =12.636,00 m³xkm Volume de Rachão x Consumo de material x a Distância da unidade industrial até o local da obra. Volume de remoção de solos inadequados + percentual de empolamento, para transporte da obra até o local de bota-fora. Volume do item 2.3.1 volume de rachão compactado na pista, para substituição dos solos inadequados Volume de escavação do subleito para remoção de solos com baixa capacidade de suporte (considerada 10% da extensão total do trecho, na largura de 1,5m nos bordos na extensão de 200 m, com altura média de 0,3m) volume de aterro conforme projeto de terraplenagem 3/8 ITEMDESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS DISCRIMINAÇÃODESCRITIVO DOS CÁLCULOS 3. DRENAGEM PLUVIAL 3.1ESCAVAÇÃO PLUVIAL Vol. (Ø40 PA2) = 80% x 1,10m x 1,20m x 460m =485,76 m³ 3.1.1 Escavação mecânica de vala bueiros em mat. de 1ª categoriaVol. (Ø60 PA2) = 80% x 1,30m x 1,40m x 204m =297,02 m³ Vol. (Ø80 PA2) = 80% x 1,55m x 1,65m x 56m =114,58 m³ Volume Total = 897,36 m³ Vol. (Ø40 PA2) = 20% x 1,10m x 1,20m x 460m =121,44 m³ 3.1.2 Escavação mecânica de vala bueiros em mat. de 2ª categoriaVol. (Ø60 PA2) = 20% x 1,30m x 1,40m x 204m =74,26 m³ Vol. (Ø80 PA2) = 20% x 1,55m x 1,65m x 56 =3,44 m³ Volume Total = 199,14 m³ Vol. (Ø40 PA2) = [(1,10m x 1,20m) - 0,19m²- 0,07m²] x 460m = 487,60 m³ 3.1.3 Reaterro de vala com material reaproveitadoVol. (Ø60 PA2) = [(1,30m x 1,40m) - 0,40m²- 0,09m²] x 204m = 271,32 m³ Vol. (Ø80 PA2) = [(1,55m x 1,65m) - 0,70m²- 0,12m²] x 56m = 97,30 m³ Volume Total = 856,22 m³ 3.1.4 Transporte de mat. escavado para bota-fora (DMT=4 km)Momento = [(1096,5 - 856,22) x1,25 ] x 4km =1.201,40 m³xkm 3.1.5 Espalhamento de material em bota-foraVolume = 1096,5 - 856,22 =240,28 m³ volume do item anterior sem empolamento Porcentagem de classificação do material, 80% de 1ª categoria x largura da vala x altura da vala x extensão dos tub os. [(largura da vala x altura até a ger. superior dos tubos) - área dos tubos - Area do lastro de brita] x extensão dos tubos (volume de escavação de valas de drenagem - volume de material reaproveitado) + percentual de empolamento x dmt Porcentagem de classificação do material, 20% de 1ª categoria x largura da vala x altura da vala x extensão dos tub os. 4/8 ITEMDESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS DISCRIMINAÇÃODESCRITIVO DOS CÁLCULOS 3.2 CANALIZAÇÃO 3.2.1 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 400mmExtensão = 460,00 m 3.2.2 Assentamento de Tubo DN 400 mmExtensão = 460,00 m 3.2.3 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 600mmExtensão = 204,00 m 3.2.4 Assentamento de Tubo DN 600 mmExtensão = 204,00 m 3.2.5 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 800mmExtensão = 56,00 m 3.2.6 Assentamento de Tubo DN 800 mmExtensão = 56,00 m Vol. (Ø40 PA2) = 460m x 0,7m x 0,10m =32,20 m³ 3.2.7 Lastro de brita 10cmVol. (Ø60 PA2) = 204m x 0,9m x 0,10m =18,36 m³ Vol. (Ø80 PA2) = 56m x 1,20m x 0,10m =6,72 m³ Volume Total = 57,28 m³ 3.2.8 Transporte de brita (DMT=54 km)Momento = 57,28m³ x 1,1m³/m³ x 54km =3.402,43 m³xkm 3.3 DISPOSITIVOS DE DRENAGEM 3.3.1 Boca de Bueiro Simples - BSTC DN 400 mmQuantidade = 3,00 un 3.3.2 Boca de Bueiro Simples - BSTC DN 600 mmQuantidade = 17,00 un 3.3.3 Boca de Bueiro Simples - BSTC DN 800 mmQuantidade = 11,00 un 3.3.4 Caixa de Inspeção Tipo 1 (1,00 x 1,00)Quantidade = 12,00 un quantidade conforme projeto extensão de tubos conforme projeto quantidade conforme projeto quantidade conforme projeto quantidade conforme projeto volume de material x consumo do material x DMT extensão de tubos x largura do lastro x espessura d e material extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto 5/8 ITEMDESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS DISCRIMINAÇÃODESCRITIVO DOS CÁLCULOS 4. PAVIMENTAÇÃO 4.1 LIGANTES 4.1.1 Imprimação com CM-30Área = (2000m x 8m) + 0m² =16.000,00 m² 4.1.2 Pintura de ligação com RR-2CÁrea = (2000m x 7m) + 0m² =14.000,00 m² 4.2 ESTRUTURA 4.2.1 Regularização e compactação do subleitoÁrea = (2000m x 9,07m) + 0m² =18.140,00 m² 4.2.2 Brita anti extrusiva 3cmVolume = [(2000m x 9,07m) + 0m² ] x 0,03m =544,20 m3 4.2.3 Transporte de brita (DMT=54 km)Momento = 544,2m3 x 1,3 m³/m³ x 54 km =38.202,84 m3xkm 4.2.4 Sub-base de Rachão 16 cmVolume = [(2000m x 8,8m) + 0m² ] x 0,16m =2.816,00 m3 4.2.5 Transporte de rachão (DMT=54 km)Momento = 2816m3 x 1,3 m³/m³ x 54 km =197.683,20 m3xkm 4.2.6 Base de brita graduada 20 cmVolume = [(2000m x 8,27m) + 0m² ] x 0,20m =3.308,00 m³ (extensão da pista x largura da pista) + área de en caixes - áreas a descontar (extensão da pista x largura da pista) + área de en caixes (extensão da pista x largura da pista) + área de en caixes - áreas a descontar Volume de Rachão x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra [(extensão da pista x largura da sub-base) + área d e encaixes] x espessura do material [(extensão da pista x largura da brita) + área de e ncaixes] x espessura do material Volume de Rachão x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra [(extensão da pista x largura da pista) + área de e ncaixes] x espessura do material 6/8 ITEMDESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS DISCRIMINAÇÃODESCRITIVO DOS CÁLCULOS 4.2.7 Transporte de base (DMT=54 km)Momento = 3308m³ x 1,47 m³/m³ x 54 km =262.589,04 m³xkm 4.2.8 CBUQ - capa de rolamento 5 cmVolume = [(2000m x 7m) + 0m² ] x 0,05m =700,00 m³ 4.2.9 Execução de lombada em CBUQVolume = 1 un x 0,25m² x 7 m1,75 m³ 4.2.10 Transporte de CBUQ (DMT=54 km)Momento = 701,75m³ x 54 km =37.894,50 m³xkm 4.2.11 Transporte de Mat. Asfáltico - Caminhão com cap. de 20 ton - rod. Pavim. (DMT=33 km)Momento = 701,75m³ x 2,5548ton/m³ x 6%x33 km =3.549,81 txkm 5. SINALIZAÇÃO VIÁRIA 5.1 SINALIZAÇÃO HORIZONTAL 5.1.1 Área LFO-1= 2000m x 0,12 m =240,00 m² Área LBO L.E. = 2000m x 0,12 m x 1 Lado =240,00 m² Área LBO L.D. = 2000m x 0,12m x 1 Lado =240,00 m² Área Lombadas = 1 un x 7 m x 1,85 m12,95 m² Área Total = 732,95 m² Peso de CAP 50/70 x Distância da Refinaria à Usina (Taxa de CAP/ton de CBUQ= 6% ) (Distância da Refinaria à Usina escolhida pela mediana = 33 km) (Canoas a Portão) LFO-1 = extensão da linha simples contínua no eixo x largura da linha (Amarela) LBO = extensão da linha de continuidade nos bordos x largura da linha x lados (Branca) Pintura Lombadas = quantidade x extensão x largura Pintura de faixa - tinta acrílica - espessura 0,5 mm Volume de Base de Brita Graduada x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra [(extensão da pista x largura da pista) + área de e ncaixes] x espessura do material volume de CBUQ x DMT Quantidade de lombadas x área x largura da pista. 7/8 ITEMDESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS DISCRIMINAÇÃODESCRITIVO DOS CÁLCULOS 5.2 SINALIZAÇÃO VERTICAL 5.2.1 Fornecimento e Implantação de placa de regulamentação em aço, diâmetro = 0,80m Placa de Regulamentação R-7Quantidade R-7 = 4,00 un Placa de Regulamentação R-19Quantidade R-19 = 2,00 un TOTAL = 6,00 un 5.2.2 Fornecimento e Implantação de placa de advertência em aço, lado = 0,80m Placa de Advertência a-2aQuantidade a-2a = 1,00 un Placa de Advertência a-18Quantidade a-18 = 4,00 un TOTAL = 5,00 un 5.2.3 Placa de Regulamentação R-7Quantidade R-7 = 4,00 un Placa de Regulamentação R-19Quantidade R-19 = 2,00 un Placa de Advertência a-2aQuantidade a-2a = 1,00 un Placa de Advertência a-18Quantidade a-18 = 4,00 un 11,00 un 5.3CONDUÇÃO ÓTICA 5.3.1Tacha Amarela - Quant. Eixo = Estaca 0+700 a 0+2700 (16/16) retas (8/8) tangentes 125,00 un Tacha Branca - Quant. Bordo Esquerdo = Estaca 0+700 a 0+2700 (16/16) retas (8/8) tangentes 125,00 un Tacha Branca - Quant. Bordo Direito = Estaca 0+700 a 0+2700 (16/16) retas (8/8) tangentes 125,00 un QUANTIDADE TOTAL:375,00 un Tacha refletivas bidirecionais Quantidade de tachas no eixo e nos bordos da pista, com cadência de 8 m nas curvas e 16m nas tangentes. Fornecimento e Implantação de suporte e travessa em madeira para placas 8/8