Obra: PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, DRENAGEM E SINALIZAÇÃO Extensão: 704,56 m Local: RUA SEM DENOMINAÇÃO - LATERAL RS-122 - LOCALIDADE DE PIEDADE Largura: 6,00 m Trecho: ESTACA 34+400 A 35+163,56 Área de Concordância: 297,05 m² Data Base: JULHO/2022 Área Total: 4.524,41 m² DADOS E PARÂMETROS DO PROJETO: DMT UN Solo 1,2500 EXTENSÃO: 704,56 REGULAR.: 6,50 LADOS: - LADOS: - 4,00 km Rachão 1,3000 LARGURA: 6,00 BRITA ANTI: 6,40 EXT.: - EXT.: - 30,00 km Base 1,4700 CONC.: 297,05 SUB-BASE: 6,30 LARG.: - LARG.: - 15,00 km Lastro de Brita 1,1000 DESCONTAR: - BASE: 6,10 CONC.: - CONC.: - 0,50 km CBUQ 1,0000 ÁREA TOTAL: 4.524,41 IMPRIMAÇÃO 6,00 DESC.: - DESC.: - Jazida 10,00 km PINTURA/CBUQ: 6,00 ÁREA: - ÁREA: - 33,00 km 45,00 km ITEM 1. SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 Implantação de placa de obra Área = 1un x 3,00m x 1,50m = 4,50 m² 2. TERRAPLENAGEM 2.1 MARCAÇÃO DA OBRA 2.1.1 Serviços topográficos para pavimentação N = 15 dias x 6 meses x 1 horas 90,00 h LOCAL Britas e CBUQ até 30 km CAP Brita DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS quantidade de placas x largura da placa x altura da placa PASSEIO LD DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA RUA SEM DENOMINAÇÃO - LATERAL RS-122 - LOCALIDADE DE PIEDADE MEMORIAL DE CÁLCULO PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PRINCÍPIO/RS TRANSPORTE DE MATERIAIS: Britas e CBUQ até 30 km Bota-fora PAVIMENTAÇÃO EMPOLAMENTO DE MATERIAIS: DIMENSÕES DO PROJETO PASSEIO LEQuadro de Distâncias Reaproveitamento LARGURAS Quantidade de horas necessárias para marcação da obra e acompanhamento de topógrafo. 1/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS 2.2 CORTE DO GREIDE 2.2.1 Limpeza e desmatamento dos bordos Área = 704,56m x 1m x 2 lados = 1.409,12 m² 2.2.2 Transporte de material de limpeza para bota fora - DMT = 4 KM Momento = 1409,12m² x 0,10 x 1,25 x 4 km = 704,56 m³xkm 2.2.3 Volume = (1077,03m³ x 100 %) = 1.077,03 m³ 2.2.4 Transporte de material para reaproveitamento - DMT = 0,5 KM - de material escavado Momento = (752,55m³ x 1,25 ) x 0,5km = 470,34 m³xkm 2.2.5 Transporte de material para o bota fora - DMT = 4 KM - de material escavado Momento = (324,48m³ x 1,25 x 4km) = 1.622,40 m³xkm 2.2.6 Espalhamento de material em bota-fora Volume = 324,48m³+ (1409,12m² x 0,10) = 465,39 m³ (Área de material de limpeza x altura x empolamento) a ser transportado para o bota fora Transporte do material escavado, para reaproveitamento no aterro x empolamento x DMT (Aproveitamento do material de 1ª Cat) Escavação em material de 1ª Categoria extensão da pista x largura de limpeza x 2 lados volume dos itens 2.2.2 e 2.2.5 sem o empolamento (volumes de escavação x percentual de classificação do material) Transporte excedente até o local do Bota-fora indicado pela Prefeitura. (Material de 1ª Cat. Não utilizado X Empolamento x DMT do Bota Fora) 2/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS 2.3 ATERRO DO GREIDE 2.3.1 Execução e Compactação de Aterro predominantemente Argiloso Volume = 752,55m³ 752,55 m³ 2.4 SUBSTITUIÇÃO DE SOLOS INADEQUADOS 2.4.1 Escavação de material com baixa capacidade de suporte Volume = 350m x 1,5m x 0,3m x 2 lados 315,00 m³ TOTAL 315,00 m³ 2.4.2 Transporte de material escavado para o bota fora - DMT = 4 Km Momento = 315m³ + 25% x 4 km = 1.575,00 m³xkm 2.4.3 Espalhamento de material em bota-fora Volume = 350m x 1,5m x 0,3m x 2 lados 315,00 m³ 2.4.4 Reforço do subleito com rachão Volume = 350m x 1,5m x 0,3m x 2 lados 315,00 m³ 2.4.5 Transporte de rachão DMT até 30 km - (DMT 30 km) Momento = 315m³ x 1,3 m³/m³ x 30 km = 12.285,00 m³xkm 2.4.6 Transporte de rachão DMT Excedente a 30 km (DMT 15 km) Momento = 315m³ x 1,3 m³/m³ x 15 km = 6.142,50 m³xkm Volume de Rachão x Consumo de material x a Distância da unidade industrial até o local da obra. Volume de escavação do subleito para remoção de solos com baixa capacidade de suporte (considerada largura de 1,5m nos bordos na extensão de 350 m, com altura média de 0,3m) Volume de remoção de solos inadequados + percentual de empolamento, para transporte da obra até o local de bota-fora. Volume do item 2.4.1 volume de rachão compactado na pista, para substituição dos solos inadequados Volume de Rachão x Consumo de material x a Distância da unidade industrial até o local da obra. volume de aterro conforme projeto de terraplenagem 3/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS 3. DRENAGEM PLUVIAL 3.1ESCAVAÇÃO PLUVIAL Vol. (Ø40 PS2) = 100% x 1,10m x 1,20m x 694m = 916,08 m³ Vol. (Ø40 PA2) = 100% x 1,10m x 1,20m x 53m = 69,96 m³ 3.1.1 Escavação mecânica de vala bueiros em mat. de 1ª categoria Vol. (Ø60 PA2) = 100% x 1,30m x 1,40m x 29m = 52,78 m³ Volume Total = 1.038,82 m³ Vol. (Ø40 PS2) = [(1,10m x 1,20m) - 0,19m²- 0,07m²] x 694m = 718,98 m³ Vol. (Ø40 PA2) = [(1,10m x 1,20m) - 0,19m²- 0,07m²] x 53m = 54,91 m³ 3.1.2 Reaterro de vala com material reaproveitado Vol. (Ø60 PA2) = [(1,30m x 1,40m) - 0,40m²- 0,09m²] x 29m = 23,37 m³ Volume Total = 797,26 m³ 3.1.3 Transporte de mat. escavado para bota-fora (DMT=4 km) Momento = [(1038,82 - 797,26) x1,25 ] x 4km = 1.207,80 m³xkm 3.1.4 Espalhamento de material em bota-fora Volume = 1038,82 - 797,26 = 241,56 m³ 3.2 CANALIZAÇÃO 3.2.1 Locação de redes de Drenagem Extensão = 776,00 m 3.2.2 Tubo de concreto simples PS2 PB DN 400mm Extensão = 694,00 m 3.2.3 Assentamento de Tubo DN 400 mm Extensão = 694,00 m 3.2.4 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 400mm Extensão = 53,00 m 3.2.5 Assentamento de Tubo DN 400 mm Extensão = 53,00 m 3.2.6 Tubo de concreto armado PA2 PB DN 600mm Extensão = 29,00 m 3.2.7 Assentamento de Tubo DN 600 mm Extensão = 29,00 m [(largura da vala x altura até a ger. superior dos tubos) - área dos tubos - Area do lastro de brita] x extensão dos tubos (volume de escavação de valas de drenagem - volume de material reaproveitado) + percentual de empolamento x dmt extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão total dos tubos conforme projeto volume do item anterior sem empolamento extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto extensão de tubos conforme projeto Porcentagem de classificação do material, 100% de 1ª categoria x largura da vala x altura da vala x extensão dos tubos. 4/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS Vol. (Ø40 PS2) = 694m x 0,7m x 0,10m = 48,58 m³ Vol. (Ø40 PA2) = 53m x 0,7m x 0,10m = 3,71 m³ 3.2.8 Lastro de brita 10cm Vol. (Ø60 PA2) = 29m x 0,9m x 0,10m = 2,61 m³ Volume Total = 54,90 m³ 3.2.9 Transporte de brita DMT até 30 km (DMT=30 km) Momento = 54,9m³ x 1,1m³/m³ x 30km = 1.811,70 m³xkm 3.2.10 Transporte de brita DMT excedente a 30 KM (DMT=15 km) Momento = 54,9m³ x 1,1m³/m³ x 15km = 905,85 m³xkm 3.3 DISPOSITIVOS DE DRENAGEM 3.3.1 Boca de Bueiro Simples - BSTC DN 400 mm Quantidade = 3,00 un 3.3.2 Boca de Lobo Com Grade de Ferro Quantidade = 11,00 un 3.3.3 Caixa Pluvial de Inspeção e Passagem para Ø 40/60 Quantidade = 8,00 un 3.3.4 Caixa Pluvial de Passagem com Boca de Lobo conjugada Quantidade = 11,00 un 3.3.5 Sarjeta de Grama - STG 02 Extensão = 579,00 m 3.3.6 Meio-Fio de Concreto pré-fabricado para vias urbanas Extensão = 1.448,00 m volume de material x consumo do material x DMT volume de material x consumo do material x DMT quantidade conforme projeto quantidade conforme projeto Extensão de Sarjetas de Grama, conforme indicado em projeto Extensão de Meio Fio de escoramento - parte externa do passeio extensão de tubos x largura do lastro x espessura de material quantidade conforme projeto quantidade conforme projeto 5/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS 4. PAVIMENTAÇÃO 4.1 LIGANTES 4.1.1 Imprimação com CM-30 Área = (704,56m x 6m) + 297,05m² = 4.524,41 m² 4.1.2 Pintura de ligação com RR-2C Área = (704,56m x 6m) + 297,05m² = 4.524,41 m² 4.2 ESTRUTURA 4.2.1 Regularização e compactação do subleito Área = (704,56m x 6,5m) + 297,05m² = 4.876,69 m² 4.2.2 Brita anti extrusiva 3cm Volume = [(704,56m x 6,4m) + 297,05m² ] x 0,03m = 144,19 m3 4.2.3 Transporte de brita - DMT até 30 km(DMT=30 km) Momento = 144,19m3 x 1,1 m³/m³ x 30 km = 4.758,27 m3xkm 4.2.4 Transporte de brita - DMT excedente a 30 km (DMT=15 km) Momento = 144,19m3 x 1,1 m³/m³ x 15 km = 2.379,14 m3xkm 4.2.5 Sub-base de Rachão 16 cm Volume = [(704,56m x 6,3m) + 297,05m² ] x 0,16m = 757,72 m3 4.2.6 Transporte de rachão - DMT até 30 km (DMT=30 km) Momento = 757,72m3 x 1,3 m³/m³ x 30 km = 29.551,08 m3xkm 4.2.7 Transporte de rachão - DMT Excedente a 30 km (DMT=15 km) Momento = 757,72m3 x 1,3 m³/m³ x 15 km = 14.775,54 m3xkm 4.2.8 Base de brita graduada 20 cm Volume = [(704,56m x 6,1m) + 297,05m² ] x 0,20m = 918,97 m³ Volume de Rachão x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra Volume de Rachão x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra (extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes - áreas a descontar (extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes (extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes - áreas a descontar Volume de Rachão x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra [(extensão da pista x largura da sub-base) + área de encaixes] x espessura do material [(extensão da pista x largura da brita) + área de encaixes] x espessura do material Volume de Rachão x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra [(extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes] x espessura do material 6/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS 4.2.9 Transporte de base - DMT até 30 km (DMT=30 km) Momento = 918,97m³ x 1,47 m³/m³ x 30 km = 40.526,58 m³xkm 4.2.10 Transporte de base - DMT excedente a 30 km (DMT=15 km) Momento = 918,97m³ x 1,47 m³/m³ x 15 km = 20.263,29 m³xkm 4.2.11 CBUQ - capa de rolamento 5cm Volume = [(704,56m x 6m) + 297,05m² ] x 0,05m = 226,22 m³ 4.2.12 Execução de lombada em CBUQ Volume = 1 un x 0,25m² x 6 m 1,50 m³ 4.2.13 Transporte de CBUQ - DMT até 30 km (DMT=30 km) Momento = 227,72m³ x 30 km = 6.831,60 m³xkm 4.2.14 Transporte de CBUQ - DMT excedente a 30 km (DMT=15 km) Momento = 227,72m³ x 15 km = 3.415,80 m³xkm 4.2.15 Transporte de Mat. Asfáltico - Caminhão com cap. de 20 ton - rod. Pavim (DMT=33 km) Momento = 227,72m³ x 2,5548ton/m³ x 6%x33 km = 1.151,92 txkm Volume de Base de Brita Graduada x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra volume de CBUQ x DMT Peso de CAP 50/70 x Distância da Refinaria à Usina (Taxa de CAP/ton de CBUQ= 6% ) (Distância da Refinaria à Usina escolhida pela mediana = 33 km) (Canoas a Portão) Volume de Base de Brita Graduada x consumo de material x a distância da Unidade Industrial até a Obra [(extensão da pista x largura da pista) + área de encaixes] x espessura do material volume de CBUQ x DMT Quantidade de lombadas x área x largura da pista. 7/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS 5. SINALIZAÇÃO VIÁRIA 5.1SINALIZAÇÃO HORIZONTAL 5.1.1 Pintura de faixa - tinta acrílica - espessura 0,5 mm Área LFO-1 = 763,6m x 0,10m = 76,36 m² Área LCO = 0,65 m² Área ZPA (Amarela) = 12,66 m² Área ZPA (Branca) = 7,18 m² Área pintura lombada = 22,20 m² Área Total = 119,05 m² 5.1.2 Pintura de meio-fio a base de cal Extensão = 1.448,00 m Extensão de meio fio - Pintura da face superior e frente. LFO-1 = extensão da linha simples contínua no eixo x largura da linha (Amarela) LCO = Linha de Contuindade ZPA (Amarela) = Zebrado de preenchimento da área de pavimento não utilizável ZPA (Branca) = Zebrado de preenchimento da área de pavimento não utilizável Pintura Lombadas = quantidade x extensão x largura 8/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS 5.2 SINALIZAÇÃO VERTICAL 5.2.1 Fornecimento e Implantação de placa de regulamentação em aço, diâmetro = 0,80m Placa de Regulamentação R-4b Quantidade R-4b= 1,00 un Placa de Regulamentação R-7 Quantidade R-7 = 6,00 un Placa de Regulamentação R-19 Quantidade R-19 = 6,00 un Placa de Regulamentação R-24b Quantidade R-24b = 1,00 un TOTAL = 14,00 un 5.2.2 Fornecimento e Implantação de placa de regulamentação em aço, R-1 Lado = 0,414 m Placa de Regulamentação R-1 Quantidade R-1 = 4,00 un TOTAL = 4,00 un 5.2.3 Fornecimento e Implantação de placa de advertência em aço, lado = 0,80m Placa de Advertência A-15 Quantidade A-15 2,00 un Placa de Advertência A-18 Quantidade A-18 4,00 un TOTAL = 6,00 un 5.2.4 Placa de Regulamentação R-4b Quantidade R-4b= 1,00 un Placa de Regulamentação R-7 Quantidade R-7 = 6,00 un Placa de Regulamentação R-19 Quantidade R-19 = 6,00 un Placa de Regulamentação R-24b Quantidade R-24b = 1,00 un 14,00 un 5.2.5 Placa de Regulamentação R-1 Quantidade R-1 = 4,00 un 4,00 un Fornecimento e Implantação de suporte e travessa em madeira para placa de regulamentação em aço, diâmetro = 0,80m Fornecimento e Implantação de suporte e travessa em madeira para placa de regulamentação em aço, em aço, R-1 Lado = 0,414 m 9/10 ITEM DISCRIMINAÇÃO DESCRITIVO DOS CÁLCULOS DESENVOLVIMENTO DOS CÁLCULOS 5.2.6 Placa de Advertência A-15 Quantidade A-15 2,00 un Placa de Advertência A-18 Quantidade A-18 4,00 un 6,00 un 5.3CONDUÇÃO ÓTICA 5.3.1 Tacha Amarela - Quant. Eixo = 48,00 un QUANTIDADE TOTAL: 48,00 un 6. ELEMENTOS DE PROTEÇÃO 6.1 DEFENSA METÁLICA 6.1.1 Defensa maleável simples - fornecimento e implantação Extensão Lado Esquerdo = 93,00 m TOTAL: 93,00 m 6.1.2 Ancoragem de defensa maleável simples - fornecimento e implantação Extensão Lado Esquerdo = 96,00 m TOTAL: 96,00 m 6.1.3 Refletivo Prismático para Defensa Quantidade Lado Direito = Extensão da Defensa / 2 95,00 un TOTAL: 95,00 un Quantidade de defensa, conforme indicado em projeto Extensão de ancoragem nos terminais das defensas Quantidade de refletivo prismático, espaçamento de 1 a cada 2 m de defensa Tacha refletivas bidirecionais Quantidade de tachas no eixo e nos bordos da pista, com cadência de 8 m nas curvas e 16m nas tangentes. Fornecimento e Implantação de suporte e travessa em madeira para placa de de advertência em aço, lado = 0,80m 10/10