Formalizado contrato com o Badesul

Formalizado contrato com o Badesul

Depois do ato com a presidente do Badesul, agora, as obras podem ser licitadas

Na tarde de quarta-feira, o prefeito Fábio Persch e o secretário da Administração e Fazenda, Jacob Adelmo Baumgratz, estiveram em Porto Alegre representando os interesses da municipalidade de Bom Princípio. Reunidos com a diretora Superintendente do Badesul, Márcia Meneghini Santana, formalizando o contrato que havia sido assinado, há duas semanas, pelo Governo Eduardo Leite.

A formalização desta quarta foi um passo a mais para a liberação de R$ 4,5 milhões para a prefeitura de Bom Princípio, já com a devida aprovação da Câmara de Vereadores, sendo, assim, confirmado o projeto de asfaltamentos nas comunidades de Bom Fim Médio, Nova Colúmbia e Passo Salseiro. E este valor ainda será acrescido com contrapartida da prefeitura.
A obra no Passo Salseiro abrangerá uma metragem linear de 900 metros, passando diante de um grande número de residências, terminando nas proximidades da divisa com Harmonia. Segundo o setor de engenharia o projeto, será feito, através do asfaltamento, um núcleo urbano mais apropriado, pois lá reside um grande número de famílias e o movimento de veículos, no local, é muito grande. Nesta estrada cruzam, também, um grande número de caminhões em um ir e vir de Harmonia, sendo esta via de ligação de empresas e também veículos privados entre o município vizinho e a RS 122.

Outro trecho de asfaltamento confirmado será na localidade de Nova Colúmbia, em continuidade à pavimentação na via principal da comunidade, no caso, a rua Hugo Afonso Engeroff. O asfaltamento da estrada, em direção a Barão, começará algumas centenas de metros depois da Capela de São Marcos (onde termina o trecho pavimentado atual) e seguirá por 1.415 metros, atendendo dezenas de famílias que moram no percurso. Fica facilitada, também, a possibilidade de ir e vir para a localidade de Linha Francesa Baixa, no vizinho município de Barão.

A maior das obras de pavimentação anunciada, com 1.908,65 metros lineares, será na comunidade do Bom Fim Médio. Iniciando nas proximidades do viaduto sobre a RS 122, no centro da cidade, e indo de encontro a RS 452, encostando no calçamento já existente. A via corta a localidade fora a fora, unindo-a ao centro e ao Bom Fim Alto. Será uma via de extrema importância para o escoamento de safra e de produção, e também uma alternativa para quem vai do interior de Bom Princípio à Feliz, não precisando assim, usar as movimentadas rodovias estaduais.

Depois da assinatura desta quarta, em Porto Alegre, será possível dar prosseguimento aos trâmites legais, fazendo a licitação e, depois de algumas semanas, com tudo dentro da legalidade, serem iniciadas as obras. “É um processo burocrático a ser seguido e respeitado, mas, acredito que, ainda neste ano, tenhamos asfaltamento em comunidades do interior de Bom Princípio”, citou o prefeito, lembrando que além dos R$ 4,5 milhões provenientes do governo do Estado em parceria com o Badesul, há a contrapartida do município, em valor exato a ser definido através da licitação.

O programa Pimes 2018, ano em que foi encaminhado o projeto junto ao Badesul, é uma maneira de conseguir recursos e destinar os mesmos para obras que promovam o bem estar social e a qualidade de vida das comunidades.

Publicado: 17/07/2019