Imprimir Fechar
Braso Oficial
Bom Princípio chega a 52 casos de Covid

Notícias

Bom Princípio chega a 52 casos de Covid

Uma pessoa está internada e houve um óbito de idosa com doenças pré-existentes
   

Nesta sexta, dia 19 de junho, foram confirmados mais nove casos do Covid-19 no município de Bom Princípio.

No total são 52 casos positivos, dos quais 46 são tidos como curados. Uma pessoa está internada em situação estável, em hospital de Caxias do Sul. Infelizmente uma pessoa, falecida neste dia 19, apontou para Covid-19.

A vítima, uma mulher de 77 anos, vinha internada em Caxias do Sul tratando de doença oncológica. Estava internada desde antes da pandemia de Covid-19 iniciar no Brasil, a exatos 4 meses e 29 dias. No final de semana foi constatada a existência do vírus nos exames realizados, todavia o óbito tem relação com as doenças pré-existentes.

Desde o começo dessa semana Bom Princípio está sinalizado com a bandeira vermelha dentro do Distanciamento Controlado determinado pelo Governo do Estado, sendo necessária observância e cumprimento de maiores restrições decretadas pela esfera superior de governo.

A confirmação de um exame faz com que os pacientes fiquem em quarentena ainda assim não pondo em risco a saúde pública. Quando o exame confirma ou nega a presença do Covid-19 o paciente já não tem mais sintomas. Mas a prevenção é sempre fundamental.

O município está aumentando o número de exames e isso explica o aumento do número de casos, pois somente onde são realizados exames é possível constatar a existência de casos. Foram realizados até o momento 472 exames, destes 412 negativos. Oito casos ainda estão em análise. Dentre os novos casos positivos há alguns que foram descobertos através dos exames rápidos adquiridos pela esfera municipal. Somente com a realização de exames se tem a constatação real do quadro de saúde, de nada adiantando deixar de examinar para conter números estatísticos. O importante é saber o que se passa na saúde e quais os efeitos das medidas tomadas. Segundo a secretaria da saúde, no caso dos testes rápidos serão priorizados, neste momento, profissionais da saúde ou diretamente ligados a ela, idosos em asilos, profissionais da segurança e resgate, pacientes após isolamento preventivo por indicação médica e pessoas que tiveram contato com algum positivo de Covid-19. Os recursos financeiros utilizados provêm de convênio da prefeitura e do poder judiciário, comarca de São Sebastião do Caí.

Vale sempre reforçar a importância das medidas de prevenção para evitar a propagação da doença, incluindo uso de máscara, que é obrigatório, além de distanciamento, higiene e limpeza, só saindo de casa quando necessário.

Dentro da proporcionalidade de moradores Bom Princípio é um dos municípios que mais testa sua população na certeza de que prevenção é melhor do que omissão. Cuidar do povo é fundamental em qualquer circunstância e tempo.

Publicado: 19/06/2020
Créditos: Alex Steffen

Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO