Imprimir Fechar
Braso Oficial
Ida a Brasília garante recursos

Notícias

Ida a Brasília garante recursos

Infraestrutura, saúde, agricultura e vários setores serão beneficiados com verbas federais
   

Mesmo que ainda não tenham cumprido todo o itinerário previsto, tendo um dia mais em Brasília, os dois primeiros dias na capital federal foram frutíferos para a administração de Bom Princípio.

O prefeito Fábio Persch e o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder visitaram inúmeros gabinetes de deputados e também ministérios, tendo em vista buscar por recursos para o município de Bom Princípio. As tratativas estão avançadas também junto à Fundação Nacional da Saúde (Funasa) que é presidida pelo gaúcho Ronaldo Nogueira, do PTB, mesmo partido do vice-prefeito Weschenfelder. “O presidente Nogueira está nos ajudando também na liberação de recursos em outras áreas como na agricultura e no turismo”, destacou Joãozinho lembrando que em Brasília há relação próxima entre as pastas. Dentre as demandas há recursos previstos para a revitalização da Avenida Emancipação (antiga RS 122) e, também, para aquisição de maquinários para a agricultura. “O envolvimento de Ronaldo Nogueira é, para nós, de fundamental importância para acelerar o processo de liberação de recursos, muitos dos quais são ainda do ano passado”, frisou Fábio Persch, prefeito de Bom Princípio.

Um dos deputados já visitados foi Lucas Redecker, do PSDB, que está empenhado em recursos para capeamento asfáltico. “Já sabemos que nem todas as nossas solicitações serão exitosas, por conta da falta de recursos financeiros em Brasília, mas, Lucas já sinalizou de maneira positiva para algumas emendas”, mencionou o prefeito Fábio, destacando o empenho do deputado federal que é do mesmo partido que Persch.

Nas visitas que seguem há reuniões com lideranças de outros partidos, inclusive que não incluem a base de governo local. “Estamos administrando um município e não apenas para um grupo, assim, cada recurso que conseguirmos será muito bem-vindo”, destacou o prefeito deixando evidente que as siglas partidárias, neste momento, têm menor importância. “Estivemos com os deputados Maurício Dziedrick e Ronaldo Santini (ambos do PTB), Marcel van Hatten (Novo), Giovane Feltes (MDB), Marlon Santos (PDT) e Heitor Schuh (PSB), tendo ainda visitas agendadas para hoje. Queremos construir projetos também para os anos seguintes, afinal, projetamos Bom Princípio para o futuro”, mencionou Persch que dentre as visitas de hoje irá ao gabinete de Nereu Crispim, deputado do PSL. "Visitamos inclusive deputados que não estavam previstos inicialmente e, para a nossa alegria, confirmaram recursos. Isso mostra a importância de estar em Brasília em alguns momentos do ano", citou o vice-prefeito.

Enquanto estão em Brasília o prefeito e o vice, a prefeitura de Bom Princípio está sob comando de João Augusto Rodrigues da Silva, que é presidente da câmara de vereadores e, assim, o segundo na linha sucessória.

Questionado sobre as verbas já confirmadas, Persch disse apenas que há emendas encaminhadas para a agricultura, turismo e infraestrutura, havendo, ainda, pedidos a serem confirmados, com valores mais elevados, para a saúde. “Não temos por hábito contar com os recursos antes que eles entrem nos cofres da prefeitura, assim, quando tudo estiver dentro dos conformes e as emendas depositadas poderemos fazer as obras”, finalizou Persch.

Nos três dias em Brasília Fábio e João acompanharam a votação da liberação de recursos referentes ao pré-sal. “Sabemos que os municípios serão beneficiados e que o montante financeiro é bom, mas ainda não se tem certeza de quanto e quando ele chegará aos cofres do município”, ponderou o vice-prefeito Joãozinho, lembrando que houve prefeitos de boa parte dos municípios gaúchos em Brasília nesta semana, buscando a liberação de recursos do pré-sal.

Publicado: 17/10/2019
Créditos: Alex Steffen

Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO