Imprimir Fechar
Braso Oficial
Chuva dá trégua e parque lota no sábado

Notícias

Chuva dá trégua e parque lota no sábado

O desfile programado para sábado foi adiado, mas as pessoas vieram ao parque em dia de famílias
   

Algumas pessoas poderiam estar até frustradas com o adiamento do desfile cívico na manhã de sábado, mas como chovia e a beleza do mesmo poderia ser reduzida por conta disso, era mais prudente adiar a atividade para data que ainda será comunicada.
Sobre o palco cultural estavam várias autoridades estaduais, regionais e municipais, até mesmo, internacionais, participando das atividades alusivas à abertura oficial da Festa Nacional do Moranguinho na manhã de 7 de setembro. E assim, seguiram os discursos com ênfase às falas de Elton Weber, representando da Assembleia Legislativa - que contava também com a presença da sempre ativa Any Ortiz - e da câmara de deputados, representada por Lucas Redecker, que tem fortes laços fraternais com Bom Princípio. Ambos enalteceram o trabalho dos homens e mulheres do campo, além da dedicação dos gestores municipais na construção de uma sociedade melhor.
Também o governo estadual se fez representado por  Cláudio Gastal, que é secretário de Gestão e Planejamento Estratégico do governo gaúcho. Já os prefeitos do vale do Caí ao ato se dirigiram em ampla maioria, mostrando que Bom Princípio e o seu gestor, Fábio Persch, são muito bem quistos por todos.
Inúmeros ex-prefeitos e ex-vereadores estiveram presentes, dentre os quais, José Hilário Junges, que foi o grande mentor da Festa Nacional do Moranguinho. E a memória da festa foi igualmente valorizada, afinal, as soberanas, de todas as 18 edições do evento estavam representadas. E, pasmem, passa o tempo e a beleza das mesmas segue presente, cada qual com o seu charme, mostrando que o tempo as deixa cada dia melhores, belas e íntegras, de corpo, alma e coração.
"Esta festa não é minha, do prefeito Fábio, ou de qualquer outra pessoa em particular. É uma festa para todos. Da comunidade para a comunidade. E assim, por ser para o povo é que neste sábado as portas estão abertas, sem cobrança alguma de ingressos, de modo que as pessoas possam ver de perto o que temos a oferecer. Agradeço à confiança em mim depositada e o apoio recebido por parte dos meus familiares amigos. Se aqui chegamos é porque compreendemos o clamor da nossa sociedade. Buscamos nesta festa a diversidade cultural, com shows de vários estilos, mas, acima de tudo, buscamos incentivar os nossos produtores rurais e a eles agradecemos de maneira redobrada. Não fossem as mulheres e homens que plantam e colhem, dia após dia, morangos não haveria, e sem moranguinhos, não haveria festa. E, há morangos, dos mais variados, de sabores inigualáveis. Quem provar irá comprovar o que digo. Desejo que todos se sintam a vontade em Bom Princípio, fazendo desta festa parte de si mesmos. A Festa do Moranguinho pertence a nós todos. Assim, nós também pertencemos a ela. Obrigado pela oportunidade dada à nossa comissão organizadora e vamos lá, aproveitemos dos momentos únicos de nossa festa", ponderou Leandro Dewes, presidente da 18ª Festa Nacional do Moranguinho em sua fala.

Era chegada da vez do prefeito Fábio Persch que fez referências à sociedade como um todo para o sucesso da festa do Moranguinho, lembrando dos servidores municipais, comissões organizadoras de todos os tempos, vereadores, enfim, de todos que se doam à Festa Nacional do Moranguinho. 
"Feliz também estou em receber os prefeitos das cidades próximas já mencionados, anteriormente, no protocolo. Assim como autoridades de outros municípios que aqui nos prestigiam e, em nome do presidente da Amvarc, Oregino José Francisco, faço o meu agradecimento a todos. Ao meu lado o nosso vice-prefeito Joãozinho representa também a classe política local. Ele como produtor de moranguinhos e ex-presidente da festa, por certo, sabe até melhor do que eu a importância desta festa... De modo geral, uma abertura de festa, como esta, é o momento de agradecer, afinal, é o reflexo do trabalho de toda uma comunidade. Muitíssimo obrigado a todos e, parabéns Bom Princípio, pois esta festa é todos os que vivem e nos visitam", arrematou o prefeito que, durante a sua fala, também, falou em alemão, referindo-se à corte do Vinho de Klüsserath e a comitiva alemã presente ao ato.

Sob a bênção sacerdotal do padre Rogério Schlindwein, a festa estava aberta, com o pronunciamento uníssona das soberanas e da comissão organizadora. Era, a partir daquele momento, uma festa do Moranguinho, para todo o povo.

Ao final, seria o destino da caminhada o grande ginásio de esportes, mas antes era necessária fazer a foto mais linda da festa, afinal, no palco estavam as beldades de todas as edições da Festa Nacional do Moranguinho.
Após, frente ao ginásio de esportes, era aberta, oficialmente, a exposição comercial e industrial, estando, à porta de entrada, os mais belos e saborosos morangos do Brasil.

Publicado: 07/09/2019
Créditos: Alex Steffen

Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO