Imprimir Fechar
Braso Oficial
Faltando um mês para a Festa, programação é apresentada

Notícias

Faltando um mês para a Festa, programação é apresentada

Programações das mais variadas integram a Festa Nacional do Moranguinho
   

Ao final da tarde de terça, as soberanas da Festa Nacional do Moranguinho receberam das mãos do presidente da comissão organizadora, Leandro Dewes, e do prefeito Fábio Persch, os primeiros folders de divulgação desta que é a maior festa dentre todas no vale do Caí.

Assim, faltando 30 dias para o evento, a divulgação se intensifica à sobremaneira, tendo em vista chegar de modo intensivo às casas, seja pela internet, rádio, jornais, tevê, ou até por convites diretos a serem feitos pelos envolvidos no evento.

Estar entre as principais festas do Rio Grande do Sul, certamente, é motivo de orgulho para a comunidade de Bom Princípio, contudo, o que mais alegra aos moradores da Terra Nacional do Moranguinho é poder receber aos visitantes, de perto e de longe, apresentando o que há de melhor neste município e nesta festa.

Confira alguns detalhes da Festa Nacional do Moranguinho em sua 18ª edição:

 

Sobre a Produção de Morangos

O município espera colher este ano cerca de 1 mil toneladas de sua fruta símbolo, que é produzida por 85 famílias.

Além da qualidade que deu fama aos morangos bom-principienses (e ao próprio município), a fruta é uma das principais referências para manter os produtores em suas terras. Inclusive as novas gerações que estão permanecendo nas propriedades e se qualificando para tocarem adiante os negócios das famílias.

Tudo graças a melhorias como a introdução de estufas altas, que aumentaram a produtividade e permitem com que se colha morangos durante o ano inteiro,  possibilitam também trabalhar em pé de forma mais confortável, com que não se trabalhe exposto a chuva e que se reduza significativamente o uso de agrotóxicos. Além, claro, da própria produção orgânica, que conta com vários adeptos no município, e dos subsídios pagos pela prefeitura na compra de mudas importadas.

Não por acaso, praticamente 100% da produção bom-principiense é vendida in natura no Ceasa, em Porto Alegre, e em marcados da Região Metropolitana e Serra. E, também não por acaso, o produto é marca de Bom Princípio, com direito a um pórtico de 7 metros de altura, no formato da fruta, no Parque Municipal. Por vezes as pessoas podem achar estranho termos aqui o maior de todos os morangos deste mundo, mas, isso acaba trazendo mais uma referência a Bom Princípio.

Durante a Festa do Moranguinho, foram 2,4 mil amostras da fruta avaliadas na Exposição de Morangos, recebendo troféus de 1º a 3º lugares em cada variedade da fruta (Camarosa, SanAndreas, Albion, Chandler e outras).

No que tange à festa, neste ano, além de destaque para a produção ecológica de grande parte dos morangos que estão sendo expostos no evento, cabe salientar o incremento dos estudos referente ao plantio das frutas, sendo realizado, durante a Festa Nacional do Moranguinho, um amplo seminário de debates e estudos referente à fruta. 

E por falar em morangos, serão alvo de estudos em seminários integrados ao evento, havendo assim a oportunidade de estudar melhor o processo produtivo da fruta mais gostosa do Brasil. Cabe lembrar ainda que é crescente a produção de morangos orgânicos, indo de encontro à qualidade de vida e a proximidade com a natureza. São 15 famílias que produzem morangos orgânicos, com mais de 30 mil pés produzindo sabor e qualidade de vida. E ao final, chega-se a 1,5 toneladas de morangos orgânicos por safra. Um número crescente, ano após ano, e que serve de exemplo os produtores tradicionais que se engajam na mentalidade do agroecológico. Há 19 anos há, em Bom Princípio, a Ecomorango, que é precursora no cultivo do orgânico, indo além, mas tendo os morangos como carro-chefe, afinal, essa é a Terra do Moranguinho.

As gostosuras serão apresentadas em inúmeras bancas, havendo também o Morango Platz, que é um lugar específico para harmonizar as novidades gastronômicas do mundo do moranguinho.

A Festa do Moranguinho, que em 2019, terá a sua 18ª edição, entre os dias 6 e 22 de setembro. Certamente com muitas novidades, tendo a produção rural e o morango como atração principal. Se tem o formato do coração, o Moranguinho, só pode ser uma fruta ligada ao mais puro amor, assim, os moradores de Bom Princípio têm, por sua terra e sua fruta um amor incondicional.

A Festa do Moranguinho

Criada em 1986, ainda como Festa do Moranguinho, o evento era bastante modesto, mas, ao seu final, por iniciativa da administração municipal, passou a receber o nome de Festa Nacional do Moranguinho, dando maior visibilidade ao evento.

Na 18ª Festa Nacional do Moranguinho – entre os dias 6 e 22 de setembro – a organização é realizada pela Associação Comunitária Bom Princípio, não tendo envolvimento de recursos públicos de maneira direta. Há sim a realização da festa na estrutura do Parque Municipal e do Ginásio de Poliesportivo, assim como as ruas no entorno do parque da festa. Na festa anterior todo o lucro da festa foi revertido para finalidades sociais, isso indica o comprometimento da associação organizadora com a comunidade em si. Foram feitas obras no Ginásio de Esportes, Revitalizada uma piscina térmica para ser utilizada pela terceira idade e, outros investimentos mais.

A festa tem um fortíssimo apelo cultural, com quase duas centenas de atrações na festa em si. Inclusive com a participação de uma banda vinda da Alemanha com músicas tradicionais e show de pop rock internacional. Há música, dança, shows nacionais, estaduais e regionais, enfim, uma festa para todos os gostos e idades.

Em seu apelo popular, a festa terá suas portas abertas para o público em vários momentos, como em 7 de setembro, onde não haverá cobrança de ingressos, possibilitando que todos aqueles que querem ir à festa o façam.

 

As maiores atrações

A Festa do Moranguinho, em 2019, inicia no dia 6, com o dia do intercâmbio cultural, sendo celebrada a geminação com Klüsserath, que completa 10 anos.

Diferente de outras edições da festa, em 2019, haverá um “esquenta” da Festa do Moranguinho, no dia 5, com show da banda Barbarella e entrada franca.

As maiores atrações são:

Dia 6 – Zé Neto e Cristiano

Dia 8 – Serginho Moah (ex-Papas da Língua)

Dia 13 – Tati Portella (ex-Chimarruts)

Dia 15 – Sunset do Moranguinho, com Fernando e Sorocaba, Lucas e Felipe, Marmitt DJ

Dia 20 – Luiza Barbosa, e Neto Fagundes

Dia 22 – Marilia Mendonça

Cabe destacar ainda as atrações âmbito cultural

Dia 6 - COMEMORAÇÃO DA IRMANDADE e Lançamento do Livro Morango Chef

Dia 7 – Desfile de abertura do evento

Dia 7 - 7º Kindertreffen in dem schönen Erdbeerland – 7º Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs 

Dia 14 - Die original Kölner Musikanten (Alemanha)

Dia 15 - 3º Festival de Orquestras de Sopros

Dia 20 - JANTAR DE INTEGRAÇÃO – BRASIL/ ALEMANHA – CTG

 

Ah! É claro, morangos, muitos morangos, in natura e também servidos em mais de cinco dezenas de pratos feitos com base na fruta mais saborosa do mundo.

 

Serviço

18ª Festa Nacional do Moranguinho

6 a 22 de setembro

Sextas, sábados e domingos

Parque Municipal de Bom Princípio

 

 

 

 

Maiores informações: 51.3634.8100

Ou pelo email: festadomoranguinho2019@gmail.com

Publicado: 07/08/2019
Créditos: Alex Steffen

Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO