Imprimir Fechar
Braso Oficial
Ginásio inaugurado: sonho realizado em Nova Colúmbia

Notícias

Ginásio inaugurado: sonho realizado em Nova Colúmbia

A obra de várias administrações foi concluída em 2019, e entregue à comunidade
   

Muito antes de Fábio Persch, prefeito de Bom Princípio, fazer menção a seu padrinho Willibaldo Persch, que foi o proprietário das terras onde hoje está o aglomerado de espaços públicos, havia centenas de pessoas, pra lá de curiosas, no interior do Ginásio de Esportes de Nova Colúmbia. Chovia. Era noite. Mas nada poderia impedir o sonho se realizar. E o sonho iniciado ainda em 2011, quando o então vereador João Guilherme Weschenfelder – hoje vice-prefeito – foi a Porto Alegre em busca de recursos para tal obra, se tornou real em 2019.

A frente do protocolo estavam autoridades como prefeito e vice estavam vereadores, secretários, diretores de departamentos, representantes dos deputados Osmar Terra e Dirceu Franciscon, que ajudaram a viabilizar esta obra e o padre Júlio Bergmann que haveria de abençoar o espaço. E assim, sob a batuta da diretora da Escola São Marcos, Miriam Ávila Pereira Ledur, que não apenas organizou sua equipe e seus alunos, mas também, usou do microfone orientando o que seria protocolar. E assim as emoções se sucederam. Discurso após discurso, primeiro do vereador Gilmar Haas, depois do vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder e depois do prefeito Fábio Persch. Estava tudo bonito e brilhante como o piso do Ginásio de Esportes que foi iniciado com a busca de recursos, no mandato de Jacob Nestor Seibel (presente ao ato inaugural e apoiando a conquista da administração municipal), com o erguer das paredes no mandato de Vasco Alexandre Brandt, e a conclusão, pela Dewes Construções, no mandato do prefeito Fábio Persch. Tudo estava belo. Sim. Belíssimo, mas as crianças da Escola São Marcos foram atração à parte. Cantaram e coreografaram, para a alegria dos pais que olhavam e filmavam com emoção incontida.

Em seus discursos Fábio Persch e Joãozinho Weschenfelder, de maneira complementar, fizeram um tour pelo tempo lembraram de Nova Colúmbia em outros tempos. Tempos de uma escolinha bem pequena. Poucas crianças sendo atendidas. Com jogos de futebol e futsal todos realizados nas proximidades do salão de bailes da localidade. Hoje o centrinho deslocou-se. Há uma moderna praça de esportes e também um centro referencial para a comunidade que, no seu ginásio poliesportivo, terá o seu ambiente para encontros dos moradores e suas festividades. E, mais, o ginásio de esportes, construído por muitas mãos e todas lembradas por Fábio Persch em seu discurso, será também de grande utilidade para as crianças da EMEI Mãe de Deus e da EMEF São Marcos. Não por nada que o sorriso da secretária Vanessa Fribel de Quadros Steffen estava estampado à face, afinal, sabe ela que a educação, através deste ginásio de esportes, ganha um reforço e tanto.

Padre Júlio Bergmann, com a sua serenidade característica, a todos abençoara, na certeza de que o local será utilizado para o bem, agora, sob a bênção divina.

Era hora de cortar a fita. Depois desfraldar a placa inaugural, com a presença também do líder comunitário e ex-vereador Celso Jacobi, e do presidente da comunidade Dirceu Liell. Retirado pano que encobria a placa, todos queriam ver a bola rolar. E o primeiro toque na bola foi da diretora Miriam, que rolou a redonda para o vice-prefeito que deu o toque para o prefeito Fábio Persch. Depois era hora de jogos. Muitos jogos. Iniciando com os pequenos do Santiago frente ao atletas do Casablanca. E por aí seguiu a noite, de arquibancadas lotadas e uma chuva de gols quase sem fim.

Inaugurado estava o sonhado Ginásio de Esportes que agora passa a ser gerido pela comunidade em prol da comunidade. Se a união de pessoas nos dias antes da inauguração foram destaque, com superação frente ao mau tempo, também agora, a comunidade, sempre amiga e unida, irá manter o seu ginasião com satisfação.

Publicado: 31/05/2019
Créditos: Alex Steffen

Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO