CTG Porteira Aberta está na final do Enart

CTG Porteira Aberta está na final do Enart

A bandeira de Bom Princípio será representada ao som de gaitas e com a dança da invernada adulta

O CTG Porteira Aberta - bandeira eterna do tradicionalismo em terras bom-principienses - participou no final de semana das semifinais do Enart, em Sapiranga e, para o deleite dos fãs de boa cultura, regressou a Bom Princípio com o passaporte carimbado a participar da finalíssima da maior competição do folclore da América Latina.
Além da invernada adulta do CTG Porteira Aberta que se classificou às finais do ENART, que acontece em Santa Cruz do Sul nos dias 15, 16 e 17 de novembro, os tradicionalistas de Bom Princípio serão representados ainda pelos gaiteiros Henrique Muller e Vagner Vicente que também são finalistas.
“Tchê, estamos pra lá de faceiros, afinal, podemos levar o nome de Bom Princípio e a nossa arte um degrau acima”, destaca Gerson Leindecker, que já foi patrão do Porteira Aberta e vivencia as ações da entidade.
De acordo com o patrão da entidade, João Pires, a preparação do CTG Porteira Aberta foi pra lá de intensa, com a preocupação não apenas nas apresentações mas também na divulgação da cultura em si. Lembra, o patrão, que o Porteira Aberta teve, também, envolvimento destacado na Festa Nacional do Moranguinho e no encontro da 15ª Região Tradicionalista, que ocorreu pelo segundo ano consecutivo em Bom Princípio. Ainda que o trabalho seja muito grande ele traz rigozijo, pois ver os jovens levando adiante à tradição que é centenária é uma maneira de valorizar cada um dos gaúchos e gaúchas que respiram os ares destes pagos.
Se os ensaios já eram intensos para a semifinal em Sapiranga, agora, cada minúcia será observada para a finalíssima, onde a Invernada Adulta estará na disputa do Força B, tendo possibilidades de representar Bom Princípio.
Antes da viagem à Sapiranga a invernada recebeu vídeo motivacional do prefeito Fábio Persch e na volta para casa acabou sendo recebida pelo próprio prefeito. “A emoção dos que participam da CTG é indescritível. E maravilhoso o trabalho que fazem e merecem todo o reconhecimento. Estão de parabéns os nossos que amam as tradição gaúcha”, destaca o prefeito Fábio Persch.
O simples fato de passar à final é motivo de orgulho para os bom-principienses, mas uma vez que lá estejam, invernada e gaiteiros buscarão um algo mais, dando uma boiada pra não sair desta peleia que é almejada por todo aquele que ama a tradição gaúcha. O ENART é o templo desta cultura e assim, Bom Princípio estará na vitrine com sua arte.

Publicado: 22/10/2019