Bom Princípio é destaque em pesquisa nacional de gestão

Bom Princípio é destaque em pesquisa nacional de gestão

O quatro lugar no Estado e o 43º no país deixam a terra do Moranguinho em evidência

Os resultados divulgados através do CFA de Governança Municipal trouxeram aos gestores municipais de Bom Princípio um belo cenário, ainda mais se comparado aos demais municípios brasileiros e gaúchos.

Bom Princípio ficou no quarto posto no Estado, pelo seu padrão de gestão, e, no país, dentre os municípios com menos de 20 mil habitantes, está 43º.

O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados. Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.

E nestas ponderações do tripé Finanças, Gestão e Desempenho, Bom Princípio, obteve nota 8,0, sendo que o primeiro colocado no Brasil ficou com a média 8,75. O trabalho divulgado é bastante amplo, com detalhes sobre os setores e subsetores. Nos quesitos vulnerabilidade social, segurança e gastos legislativos, Bom Princípio atingiu a nota máxima.

Segundo o secretário municipal da fazenda, Jacob Adelmo Baumgratz, os resultados são satisfatórios, e servirão como base para incrementar a gestão em setores que possam estar com os índices não tão elevados. “De modo geral pode ser constatada uma gestão equilibrada, o que nos traz novo entusiasmo no trabalho que realizamos”, pontuou Baumgratz.

O prefeito Fábio Persch, ao receber a informação de que Bom Princípio está em quarto lugar no Estado comemorou, e repassou os méritos aos servidores. “Temos uma equipe de servidores eficiente, que nos ajuda na administração de tal modo que, agora, em nível estadual e nacional, sejamos reconhecidos. Ao mesmo tempo que parabenizo aos nossos servidores, efetivos e de confiança, os incentivo para que evoluam ainda mais, deixando Bom Princípio no patamar que merece”, finalizou o prefeito Persch.

Do vale do Caí, em patamar até superior a Bom Princípio, destaque para São Vendelino, o que mostra que a cidade filha está, igualmente evoluída nos âmbitos de gestão e finanças.

Publicado: 26/08/2019