Não há mais vagas para os cursos do Pronatec (Inglês Básico, Eletricista Industrial, Eletricista de Automóveis, Vigilante e Cuidador de Idoso).

NOTÍCIAS

Nesta sexta-feira, a festa é para a terceira idade

Uma sexta-feira especial é o que reserva o terceiro dia da 15º Festa Nacional do Moranguinho. O dia 13 será destinado à terceira idade. Na oportunidade, a corte do bom-principiense Viva Vida, juntamente com seus integrantes, será anfitriã para receber clubes e grupos de toda a região para um grande baile, que se inicia às 13h, animado pelo Musical Encanto, da vizinha cidade de Feliz.
Os integrantes do Viva Vida devem ficar atentos para o transporte, que sairá das localidades (nos roteiros já tradicionais), às 11h45 da sexta-feira, 13. Além do baile, os presentes ainda poderão aproveitar todas as atrações da Festa do Moranguinho, como as feiras, as exposições de agricu...

leia mais...


Sábado tem Victor e Leo na Festa do Moranguinho

A programação deste final de semana da 15ª Festa Nacional do Moranguinho, de Bom Princípio, começa já na sexta-feira com o baile da Terceira Idade. Entretanto, o destaque dos três dias será no sábado, 14, com o show da dupla Victor & Leo, marcado para as 19h. Os ingressos para o sábado serão vendidos a R$ 20,00 antecipados e R$ 25 no dia. Além dos dois ídolos da música sertaneja, o sábado ainda terá apresentação da Orquestra WBK, de Bom Princípio, às 14h; e às 16h, Paola Ferraz e Banda. No domingo, às 14h30 tem apresentação do grupo de pagode Tá de Bobeira; às 17h tem Cairon e Gustavo e às 19h a Banda P...

leia mais...


Festa do Moranguinho foi um sucesso

Se a base de público dos próximos finais de semana for o número de visitantes deste primeiro final de semana da 15º Festa Nacional do Moranguinho, a festa já pode ser considerada um sucesso total. Segundo levantamento extraoficial da Comissão Organizadora, aproximadamente 30 mil pessoas circularam pelo Parque Municipal no sábado de abertura, 7, e no domingo, 8 de setembro. No desfile cívico que antecedeu a abertura da festa, o clima já era de animação. Clima, aliás, que foi gentil com visitantes e organizadores e tomou o cuidado de despejar uma chuva breve, e na madrugada, para não melindrar a festa.
Em frente ao parque municipal, foi contada com detalhes, a rica história da cidade e sua ...

leia mais...


Setor Primário recebeu curso de vendas

Cerca de 65 produtores rurais de Bom Princípio estiveram no Centro de Eventos na sexta-feira à noite para assistir à palestra de Estratégia em Atendimento e Vendas, oferecida pela Prefeitura Municipal com apoio da Comissão Organizadora da 15ª Festa Nacional do Moranguinho, Secretaria de Agricultura do Município e Emater/Ascar. O evento serviu para empolgar especialmente os expositores da agricultura familiar, que vão comercializar seus produtos na Festa do Moranguinho. A palestra teve cerca de 1h30 e foi apresentada por Joel Adriano Maciel, formado em Gestão Estratégica de Resultados, ontopsicologia, programação neurolinguística e formação holística. 

leia mais...


Taxa de vistoria e fiscalização tem data de vencimento fixada

A taxa de vistoria e fiscalização (alvará), bem como a taxa de vigilância sanitária para o período de 2013, tiveram o vencimento fixado para o dia 15 de setembro para todas as empresas e profissionais liberais da cidade. O pagamento pode ser efetuado tanto na prefeitura como em agências bancárias ou lotéricas, com boleto retirado na prefeitura ou via online.
Quem não realizar o pagamento estará sujeito a multa e juros. Mais informações pelo telefone 3634-8100 com Adriano ou Adriane. 
Instruções para obtenção de segunda via de guias de pagamento on line:

Acesse o site do Município, em www.bomprincipio.rs.gov.br;
Clique em &ldquo...

leia mais...


Hora Cívica abre oficialmente Semana da Pátria

Uma hora cívica em frente à sede da Prefeitura de Bom Princípio abriu oficialmente, nesta segunda-feira, 2, às 8h30min, a Semana da Pátria no Município. Na oportunidade, estudantes das escolas municipais São José e 12 de maio e ainda da Escola Estadual Pio XII representaram toda a comunidade escolar da cidade. Alunos do segundo e terceiro anos, da Escola São José fizeram uma apresentação aos presentes depois da execução do Hino Nacional Brasileiro. Representando o prefeito Vasco Alexandre Brandt, o vice, André Luiz Steffen lembrou, em seu discurso, que a independência é uma conquista diária e que este recado foi muito bem passado pelas crianças que se apresent...

leia mais...


Prestadores de serviço começam a ser convocados a aderir à nota eletrônica

Atendendo ao Decreto Municipal 56/2013, as empresas prestadoras de serviços sobre os quais incide ISSQN e cuja razão social inicia com as letras A até L, foram notificadas pela Secretaria da Fazenda do Município, a aderir a nota fiscal eletrônica a contar de 1º de outubro. A ação faz parte do projeto de implantação da nota eletrônica de serviços em Bom Princípio.
Pelo mesmo decreto, é estabelecido o dia 17 de setembro, às 19h15, para treinamento dos usuários, de modo a capacitá-los a utilizar o sistema. Na mesma data, às 16h, serão capacitados os contadores do município, que também farão uso do sistema.
Atualmente, duas emp...

leia mais...


Neste sábado tem início a 15ª Festa Nacional do Moranguinho

É com um desfile temático em frente ao Morangão mostrando a história de Bom Princípio e do morango que será aberta, neste sábado, 7, às 10h, a 15ª edição da Festa Nacional do Moranguinho. O primeiro final de semana da festa – que se estende ainda nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro -, já terá atrações que prometem trazer muita gente para o Parque Municipal de Bom Princípio. Pelo menos esta é a expectativa da comissão organizadora do evento. O presidente da comissão, Rodrigo Ledur, calcula um público aproximado de 35 mil pessoas para este sábado e domingo.
Atrações como apresentação das bandas P...

leia mais...


Alfabetização de Jovens e Adultos

Atendendo àqueles que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever, ou que não tiveram acesso à educação, a Prefeitura de Bom Princípio, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, está oferecendo aulas de alfabetização para jovens e adultos. As aulas não têm custo e serão voltadas para a realidade específica de cada grupo. As inscrições serão feitas com os agentes de saúde ou diretamente na Secretaria Municipal de Educação, e entre outros dados, indicarão o horário e dias disponíveis para as aulas. A partir destas informações, serão formadas as turmas. Mais informaç&oti...

leia mais...


Estudantes da APAE Feliz visitam prefeito

Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, grupos de estudantes da APAE de Feliz realizaram ações de divulgação do trabalho da instituição nos municípios conveniados à Escola. Em Bom Princípio, um grupo de alunos bom-principienses realizou uma visita ao prefeito Vasco Alexandre Brandt. Eles estavam acompanhados do diretor da escola, Moisés Schmitz e entregaram um mimo ao prefeito. Estavam na visita Francisco Rauber Selbach, de Santa Teresinha; Fernando William Becker, de Bela Vista/Paraíso; Paulinho Krassmann, de Nova Colúmbia; e José Vanderlei Pereira, também de Bela Vista/Paraíso.

leia mais...


Segue levantamento de estragos da enchente

Na manhã desta terça-feira, 27, mais uma vez o prefeito Vasco Alexandre Brandt saiu do gabinete para realizar levantamento dos estragos provocados pela enchente. Desta vez, a vistoria foi no Caí Velho e Paraíso. Nestes locais, o prefeito conversou com moradores e listou os principais problemas que devem ser resolvidos, especialmente no conserto de estradas e levantamento de vias em determinados locais, para impedir que os moradores fiquem ilhados. Além destes locais, o prefeito acompanhou o início da desobstrução da ponte da Rua Francisco Aloysio Junges, no Bairro Bom Fim Alto, onde muita vegetação estava impedindo o fluxo normal da água do arroio Forromeco.

leia mais...


Curso de Derivados do Morango lotou sala do Centro de Eventos

A quinta-feira, 22, à tarde, foi doce para um grupo de 41 mulheres que participaram, em uma sala do Centro de Eventos, de um curso que ensinou técnicas de decoração para tortas, bolos e sobremesas à base de morangos. A ministrante foi a culinarista harald, técnica em confeitaria e panificação, Viviane Silva da Costa Aguiar. As participantes eram de Bom Princípio e Região. A promoção foi da Administração Municipal, por meio do Departamento de Cultura. Receitas de doces e decorações foram a base para toda a programação da tarde.
Pessoas de outras cidades também participaram do curso e saíram bastante satisfeitas. Lory Bracht veio de Feliz. “...

leia mais...


Setor Primário receberá curso de vendas

Incentivar o setor primário a desenvolver seus negócios e ampliar a produção. Este é o objetivo da administração com o curso de Estratégia em atendimento e vendas, que será oferecido aos agricultores de Bom Princípio nesta sexta-feira, 30, a partir das 19h30, no Centro de Eventos do Município. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal, com apoio da Comissão Organizadora da 15ª Festa Nacional do Moranguinho, da Secretaria Municipal da Agricultura, e de entidades do setor primário da cidade. O curso não tem inscrição nem custo aos agricultores, e será ministrado por Joel Adriano Maciel, formado em Gestão Estratégica de Resultados...

leia mais...


Prefeito vistoria estragos da chuva

O prefeito Vasco Alexandre Brandt está acompanhando de perto os estragos causados pela chuva que cai insistentemente desde a última quinta-feira, 22. No sábado e no domingo, transitou entre as estradas do interior e as áreas das proximidades do Arroio Forromeco e Rio Caí. Na manhã desta segunda-feira, mais uma vistoria foi feita por Vasco. A intenção foi manter o levantamento do estrago causado pela chuva.
As estradas do interior foram as mais atingidas com a intensidade da água. Enquanto não para de chover, o foco da Secretaria de Obras está em desobstruir bueiros, limpar valos e liberar a passagem para veículos e cidadãos nos locais mais atingidos pelos deslizamentos de terra, como o Arroio ...

leia mais...


Terceira Idade no Café Colonial

No último dia 21 de agosto, 99 integrantes do Grupo Viva Vida participaram de um passeio a Nova Petrópolis. Na cidade serrana, eles visitaram o Labirinto Verde e se deliciaram com as gostosuras do Sabor do Campo – Café Colonial. O passeio foi na parte da tarde, entre 12h15 e 17h30. No sábado, 24, outro grupo do Viva Vida foi a um baile na cidade de Carlos Barbosa.

leia mais...


Estudantes engajados na Festa do Moranguinho

Um total de 42 estudantes de nível técnico e universitário inscreveram-se para a realização de trabalho comunitário para o Executivo, por meio do Programa Municipal de Apoio ao Estudante e Atleta. Cada um deles receberá um repasse maior no montante destinado pelo Executivo, a título de auxílio transporte. A possibilidade de realização de trabalho comunitário para aumentar este valor, foi introduzida pela atual administração, pela Lei Municipal 1.944/13. No total, o Município aumentou o valor, de R$ 100 para R$ 120 mil (R$ 60 em cada semestre), e determinou que 10% deste montante fosse destinado exclusivamente para aqueles que participassem de atividades de cunho comunitário.

leia mais...


Novo sistema de compras em funcionamento a partir de setembro

A partir do mês de setembro, todas as compras e solicitações devem ocorrer por meio do sistema on line, que já está em operação na prefeitura. Todos os blocos de compra, por meio dos quais era realizado o procedimento anteriormente, estão sendo recolhidos pelo setor, que também está auxiliando, com suporte técnico, quem tiver dificuldades de operacionalização do novo processo.
A modernização dos procedimentos de compras visa normatizar os procedimentos; assegurar o controle e recebimento dos materiais; garantir a otimização do custo dos materiais e serviços utilizados pelo município; zelar pelo princípio da economicidade e concorrência; e o...

leia mais...


Arquiteto responsável visita área do novo hospital

O prefeito Vasco Alexandre Brandt esteve, juntamente com a secretária de Saúde e Assistência Social, Maria Ester Poersch Griebler, na área de terras onde será construída a sede do novo hospital. A visita foi nesta segunda-feira, 19, e serviu também para que o arquiteto responsável pela obra, André Lorenz, apresentasse, in loco, as alterações do projeto arquitetônico, que vai incluir a partir de agora, lavanderia; Serviço de Nutrição e Dietética; e área própria para exames de radiodiagnóstico. O profissional ainda avaliou junto com o prefeito e a secretária, questões referentes a acesso e aproveitamento do terreno. A partir de agora, o projeto ser&...

leia mais...


Gestão com foco em competências marca formação de diretores

Mais uma etapa da formação continuada de diretores das escolas municipais de Bom Princípio foi realizada na última terça-feira, 13. Na oportunidade, as diretoras receberam o psicólogo Wilson Jacques. O facilitador é palestrante internacional, professor de pós-graduação de diversas Universidades, psicólogo, consultor organizacional e terapeuta clínico com larga experiência. Na oportunidade, Jaques trabalhou técnicas de inteligência emocional aplicada e estratégias da psicologia comportamental para ajudar os gestores no aprimoramento de suas aptidões e no processo de tomada de decisões.
A Secretaria de Educação de Bom Princípio vem implementa...

leia mais...


Seguem os investimentos na modernização do Executivo

Já estão em fase de instalação, os dez computadores desktop adquiridos pelo Executivo para dar seguimento ao processo de modernização iniciado este ano. Além destes, ainda foram adquiridos três notebooks. Eles vão atender diversos setores - na sede do centro administrativo -, que, ou não possuíam computador, ou estavam fazendo uso de máquinas defasadas. Conforme o secretário de Administração e Finanças, Jônatas Weber, as novas máquinas vão garantir aos servidores condições adequadas de trabalho e maior agilidade no atendimento. “Também vão permitir a utilização dos novos sistemas e ferramentas que já foram ...

leia mais...


Sábado é dia de atualização de vacinas

Neste sábado, 27, Bom Princípio se mobiliza para realização de avaliação e atualização das vacinas de todas as crianças menores de 5 anos. Na oportunidade, estarão disponíveis todas as vacinas preconizadas pelo Plano Nacional de Imunização, que previnem, entre outras doenças, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, poliomielite (paralisia infantil), coqueluche, hepatite B, meningite e tétano. A imunização deve atingir todas as crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Pais ou responsáveis devem levar junto com o filho a caderneta de vacinação da criança.  A campanha de vacinação segue até o dia ...

leia mais...


Prefeito vistoria obras no Bom Fim Alto

O prefeito Vasco Alexandre Brandt, acompanhado do secretário de Obras, Carmo Schwaikartt, vistoriou na última segunda-feira, 19, as obras de asfaltamento de um trecho da Estrada do Bom Fim Alto, no bairro de mesmo nome. A vistoria foi às obras de drenagem e colocação de canos, e, se o tempo permitir, deve ser colocada na estrada uma camada de asfalto até o final desta semana.

leia mais...


Município custeia reforma do CTG Porteira Aberta

Para esta edição da Festa Nacional do Moranguinho, que acontece no próximo mês, o CTG Porteira Aberta, localizado junto ao Parque Municipal, onde acontece o evento, estará de nova roupagem. A reforma do telhado e da estrutura da sede da instituição custará R$ 117,5 mil (R$ 74,7 para materiais e o restante para mão-de-obra) e será custeada pelo Executivo.
A principal alteração do local será no material usado para o telhado. Conforme o proprietário da empresa responsável pela obra, Hedio José Orth, antes da troca, as 22 mil telhas colocadas no local pesavam cerca de 52 toneladas, quando secas, e 20% a mais, depois de uma chuva. Com o novo material utilizado, em aluzinco gravi...

leia mais...


Encontro reúne merendeiras e cozinheiras da rede pública

Em sua décima edição, foi realizado na última quinta-feira, 8, o Encontro de Merendeiras e Cozinheiras Institucionais de Bom Princípio. As atividades começaram no Centro de Eventos e terminaram com uma confraternização na sede do Clube de Mães. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto junto com Emater-RS/ASCAR. Na coordenação, estavam a nutricionista Niviane Zimmer de Carvalho, a estagiária em nutrição Monique Juchem e a extensionista social rural da Emater Elisete Vani Girotto.
O encontro teve três momentos. No primeiro, foram feitos exercícios de técnicas de bem-estar e elevação da autoe...

leia mais...


Município recebe trator para roçadeira

Chegou na semana passada o trator que vai acoplar a roçadeira hidráulica, também nova, adquirida no início do ano, para uso nas roçadas das laterais das estradas do Município. Conforme o secretário de Obras, Carmo Elton Schwaikartt, a máquina nova, além de reduzir os gastos com manutenção, ainda permite ao operador trabalhar com maior conforto, inclusive em dias de chuva, já que possui cabine fechada. O conjunto (roçadeira + trator) custou aos cofres públicos R$ 136 mil. A Secretaria de Obras também está finalizando a manutenção da pá carregadeira, que estava fora de uso há cerca de um ano. A máquina vai atender a Usina de Reciclagem.

leia mais...


Estudantes recebem 120 flautas novas

O primeiro instrumento que as crianças aprendem nas escolas públicas municipais de Bom Princípio, a flauta doce, recebeu um reforço no estoque disponível. A aquisição de 120 instrumentos, 20 para cada escola municipal, vai permitir que estudantes tenham seus instrumentos permanentemente à disposição e não mais em um kit itinerante, levado de escola a escola pelos professores de música.
Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto do Município, Raquel Müller München, o ideal é que cada criança tenha o seu próprio instrumento, mas, na impossibilidade disso acontecer, a secretaria achou por bem fazer este investimento. Raquel explica qu...

leia mais...


Novo poço artesiano passa por testes de bombeamento

O novo poço artesiano, perfurado no final do ano passado, na praça da Rua dos Gerâneos, Loteamento Paraíso do Vale, para o fortalecimento das redes de água das localidades de Jardim do Vale, Paraíso do Vale e Recanto Verde passou por testes de bombeamento de água, que finalizaram na semana passada. Os testes, segundo o secretário de Desenvolvimento, Mathias Seibel, serviram para que a administração pudesse ter ideia da quantidade de água produzida no local e por quanto tempo este nível de produção se mantém.
Esta semana, conforme o secretário, foi realizado o revestimento do poço, que vai prepará-lo para a colocação dos canos e da bomba. “A...

leia mais...


Bom Princípio participa de pacto pela inclusão de pessoas com deficiência

Firmar um compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil. Este foi o objetivo de 27 municípios do Vale do Paranhana, Encosta da Serra, Vale do Caí, Missões e Fronteira, que se reuniram na sexta-feira, 2, em Parobé, para aderir ao Plano Viver sem Limite. O encontro, ocorrido no Centro de Eventos Kirch, no bairro Colina do Leão, é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP) e Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República em parceria com a Prefeitura de Parobé, Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA), FAMURS e FADERS. Na ocasião também ocorreram...

leia mais...


Obra no Bela Vista desvia canalização

Foi realizada nesta segunda-feira, 12, a obra de desvio da canalização do acesso ao Campo do São Luiz, no Bairro Bela Vista. A obra, na rua São Luiz, envolveu a colocação de 60 canos de 40 cm de diâmetro. Conforme o secretário de Obras, Carmo Elton Schwaikartt, haviam duas opções para resolver o problema da canalização existente, que estava entupida. “Optamos pela mais barata e que causaria menos transtornos aos moradores do entorno”, explicou o secretário. Depois do conserto e compactação do solo, o próximo passo é o conserto do asfalto do acesso ao campo, que foi quebrado para a colocação dos canos.

leia mais...


Lançado flyer final com programação da Festa do Moranguinho

Já está circulando na cidade o flyer com a programação final da 15ª Festa Nacional do Moranguinho, que acontece em 07, 08, 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Parque Municipal de Bom Princípio. O evento vai reunir atrações diversas, parque de diversões, exposição industrial e comercial e, é claro, muito moranguinho em delícias variadas.
No sábado, 7, às 10h, a abertura oficial da festa terá desfile temático sobre a cidade e a história do morango. Às 11h, 13h e 18h haverá apresentação, respectivamente, das bandas Polka, Kara Nova e Alegria. A grande atração do dia será às 16h com os Palhaços ...

leia mais...


Dia do Homem é destaque em seminário estadual

O evento que reuniu em Bom Princípio mais de 600 homens no último dia 3 de agosto, para palestra, descontração e coleta de sangue para exame do PSA (próstata), foi um dos destaques do II Seminário Estadual da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, que aconteceu em Porto Alegre nesta terça e quarta-feira, 13 e 14 de agosto. A secretária de Saúde do Município, Maria Ester Poersch Griebler foi painelista na quarta pela manhã. Ester falou sobre a experiência em Bom Princípio, o resultado do evento, como foi a programação e a importância de conquistar os bom-principienses para a prevenção de doenças inerentes ao sexo mascul...

leia mais...


Semana que vem tem entrega do milho do Programa Troca-Troca

Está marcado para os dias 12 e 13 de agosto, no pavilhão da antiga Incavas, na Rua Pedro Bartzen Sobrinho, ao lado da Gráfica Dominó, a entrega das sementes do milho encomendado pelos produtores bom-principienses, no mês de maio, na Secretaria Municipal de Agricultura. Neste programa FEAPER - SEAPPA 2013, mais conhecido pelos produtores como troca-troca, o município intermedia junto ao Estado a disponibilização das sementes do milho, que serão pagas no ano que vem, depois da safra. Este ano, serão beneficiados 87 produtores, com 152 sacas de 20kg de sementes. O horário da entrega é entre as 8h e 18h.

leia mais...


Prefeitura e CEF firmam convênio para Folha de Pagamento

Na semana passada a administração de Bom Princípio assinou convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), concedendo exclusividade à instituição bancária na folha de vencimentos dos servidores municipais. Desta forma, conforme o secretário de Administração e Finanças do município, Jônatas Weber, a partir de setembro, todos os servidores passarão a receber seus salários pela CEF. “A exclusividade foi negociada por R$ 270 mil, e irá durar pelo prazo de 5 anos”, disse o secretário. Segundo ele, esta exclusividade pertenceu ao Banrisul de 2008 a 2012.
Conforme o secretário, a destinação dos recursos ainda não foi definid...

leia mais...


Ingressos para Festa do Moranguinho já estão a venda

Os ingressos para a 15ª Festa Nacional do Moranguinho começaram a ser vendidos esta semana no Centro Administrativo do Município. Até o momento, o único ponto de venda é a recepção da Prefeitura Municipal, mas há previsão de expansão do número de locais para aquisição dos ingressos. Os ingressos para acesso permanente será vendidos a R$ 60,00, e os demais terão os valores variáveis conforme as atrações do dia.
Conforme a comissão organizadora da 15ª Festa nacional do Moranguinho, no dia 10, data da apresentação do Patati Patatá, às 16h, a entrada custará R$ 10,00. No dia 8, quando se apresenta, às 18h...

leia mais...


Ações pelo dia do homem foram sucesso em Bom Princípio

Comemorado alguns dias depois da data oficial, o Dia do Homem em Bom Princípio levou ao Centro de Eventos mais de 600 pessoas no último sábado, 3 de agosto. Os números chamaram a atenção e superaram a expectativa. No ano passado, segundo dados da Secretaria de Saúde e Assistência Social, não chegaram a 500 os participantes. Este ano, segundo a secretaria, só o número de homens que realizou a coleta de sangue para o exame de PSA (exame de próstata) superou os 600.
Além dos cuidados e da prevenção na saúde, os homens contaram com uma tarde cheia de atrações. Eles foram recebidos pelas soberanas da 15ª Festa Nacional do Moranguinho e por servidoras que organ...

leia mais...


Viva Vida terá passeio com café colonial em 21 de agosto

Já estão abertas as inscrições para os integrantes do Grupo Viva Vida que quiserem participar de café colonial em Nova Petrópolis no próximo dia 21 de agosto. O custo por pessoa é de R$ 10,00. As vagas são limitadas a 100 e as inscrições podem ser feitas na Prefeitura, até 16 de agosto, na segunda-feira à tarde ou nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras na parte da manhã, com a coordenadora do Viva Vida, Vera Schuster. No dia 21, os ônibus sairão ás 12h15, da frente do Morangão, no Centro.
A coordenadora lembra que em agosto não haverá o tradicional encontro do Viva Vida. “Isso porque o parque e sua estrutura estarão send...

leia mais...


323 candidatos fizeram as provas do concurso no domingo

Neste domingo (04/08), ocorreram as provas para o Concurso Público e Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de Bom Princípio. As provas foram aplicadas na Escola Municipal de 1º Grau Incompleto 12 de maio e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII. Para o Concurso Público, foram homologados 298 candidatos e, destes, 182 estiveram presentes. O índice de abstenção foi de 38,9%. O Processo Seletivo teve 29 inscritos e 25 candidatos estiveram presentes. O índice de abstenção foi de 13,79%. O gabarito será divulgado no link concursos.fundatec.org.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3320 1049.
Texto 
Cati Carpes
Usina de Notícias

leia mais...


Subsídio das mudas de morango será entregue na sexta-feira

Os produtores rurais que solicitaram o incentivo de subsídio do pagamento das mudas de morango vão receber o recurso nesta sexta-feira, 2 de agosto, durante a reunião mensal da Associação Bom Morango, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Princípio. O encontro ocorre a partir das 19h30min. Conforme dados da Secretaria de Agricultura do Município, são 39 os produtores beneficiados. As mudas adquiridas chegam a 590,3 mil. O valor total a ser repassado aos produtores é de R$ 45,8 mil. O subsídio deve ser retirado pelo produtor beneficiado.

leia mais...


Iniciam esta semana as aulas do curso de alemão

Terão início esta semana, no dia 1º de agosto, as aulas do curso de alemão promovido dentro do projeto Bom Princípio – Klüsserath. Conforme a coordenadora do projeto, Maria Hildegardis Herholz, já foram montados quatro grupos. Mesmo assim, serão estendidas até sexta-feira as inscrições para interessados. “As aulas serão realizadas na sala do CRAS, ao lado do Hospital São Pedro Canísio, como no ano passado, mas isso é temporário, depois teremos uma sala temática para estes encontros”, explicou Hildi. As aulas vão acontecer nas quintas e sextas-feiras, das 18h às 19h15 min para a primeira turma e das 19h15 às 20h30min para a segunda turma. ...

leia mais...


Profissionais pensam a saúde de Bom Princípio

Profissionais e gestores da área de saúde, junto com representantes da população discutiram, na última quinta-feira à tarde, entre 13h30 e 17h30, diretrizes para a construção de políticas públicas de Saúde. O resultado da conferência foi registrado em um documento que será encaminhado para o Estado e a União. Cerca de 60 pessoas participaram do encontro, que foi realizado no Centro de Eventos, em Bom Princípio.
A abertura do evento foi feita pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Lisete Schneider Liell e pela secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Maria Ester Poersch Griebler, que pediu que os participantes se questionassem, a...

leia mais...


Dia do Homem é neste sábado

O dia marcado no Brasil para lembrar os homens foi dia 15 de julho. Mas, em Bom Princípio, a comemoração será neste sábado, dia 3, com as atividades diversas, do Dia do Homem. A atividade, que será realizada no Centro de Eventos a partir das 14h, é uma promoção da Secretaria de Saúde e Assistência Social em parceria com o Gabinete da Primeira Dama. Entre as ações, estão programadas coletas de sangue para exame de PSA (exame de próstata), palestras e outras atividades ligadas à saúde do sexo masculino. Para a coleta do sangue é importante jejum de 4 horas.
Também é bom lembrar que a partir das 13h já estarão saindo ônibus de to...

leia mais...


Viva Vida comemorou em alemão os 189 anos da imigração

O Projeto Bom Princípio – Klüsserath e cerca de 250 integrantes do Grupo Viva Vida não deixaram passar em branco os 189 anos de imigração alemã, completados em 25 de julho. A comemoração, entretanto, foi dia 24, durante o encontro mensal do Viva Vida com o mini-sarau Guten Zeiten. Atividades ligadas à cultura e à língua alemã animaram os presentes, entre a missa e o almoço, e incluíram cantos, orações, poesias e histórias, tudo em alemão. “Tentamos resgatar um pouco do legado que os nossos antepassados deixaram. Cantos como Grosser Gott (Deus Eterno, a vós Pai) no encerramento da Missa, cantado por todo o grupo, sensibilizaram os presentes, principa...

leia mais...


Concurso Público tem provas neste domingo

Serão realizadas neste domingo, 4 de agosto, as provas teórico-objetivas para os candidatos às vagas efetivas de agente administrativo e fiscal municipal (EMEF 12 de Maio); monitor de educação infantil e servente (EEEF Pio XII); e agente de saúde coletiva de Bom Princípio (EEEF Pio XII). As provas serão realizadas a partir das 9h e terão duração de 3 horas.
Os candidatos deverão comparecer no local das provas com antecedência mínima de uma hora, munido de documento de identidade com foto e caneta azul ou preta de ponta grossa. Também poderão consultar o endereço do local de prova, assim como o número da sala pelo site da Fundatec (www.fundatec.org.br), onde ta...

leia mais...


Racing e Riograndense recebem recursos do poder público

Duas entidades esportivas de Bom Princípio tiveram aprovados pelo Poder Legislativo, projetos de lei de subvenções sociais na semana passada. Em um dos projetos, a Associação Cultural e Esportiva Racing receberá R$ 10 mil, com subsídios dos poderes Executivo e Legislativo. Além do Racing, as EMEIs Pequeno Príncipe e Anjo da Guarda; o CTG Porteira Aberta e a EEEF Santa Terezinha também serão contempladas, com R$2,5 mil; R$ 1,9 mil; R$ 1 mil e R$ 1 mil, respectivamente.  
Já em outro projeto, a Sociedade Esportiva Riograndense receberá do Executivo R$ 70 mil. “O repasse visa proporcionar ao clube condições para concluir as obras de cercamento e plantio do gramado de seu ...

leia mais...


Apresentação de Projetos de Pesquisa na Formação pedagógica continuada

Em um encontro que teve como tema “A exigência das práticas educacionais na atualidade: desafios do cotidiano escolar”, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Bom Princípio encerrou, em 16 de julho, no Centro de Eventos, as atividades da formação pedagógica continuada dos professores do Ensino Fundamental, no primeiro semestre de 2013.
O curso, promovido pela Universidade de Caxias do Sul em parceria com a Smecd, foi coordenado pela professora Janete Maria Bonfanti. “Buscou-se tratar e problematizar os diversos desafios que a educação tem enfrentado”, disse a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Raquel Müller München. Ao todo, ...

leia mais...


Posto de Veterinária e Zootécnica de Bom Princípio já está funcionando

Está funcionando parcialmente, desde terça-feira, 23, o Posto de Veterinária e Zootécnica (PVZ) de Bom Princípio. O atendimento aos produtores rurais está sendo feito pela servidora Mônica Fussieger, que recebeu treinamento para a realização de atividades como emissão de documentos (GTAs, cadastro de animais e certificados de vacinação). “Era uma reivindicação antiga dos nossos produtores rurais, que agora não precisarão mais se deslocar até São Sebastião do Caí para este atendimento”, disse o prefeito Vasco Alexandre Brandt.
Conforme o prefeito, a instalação do PVZ na cidade é resultado de negociaçõ...

leia mais...


Curso de derivados de morango

Envolver a comunidade no evento maior da cidade e capacitar ainda mais os que querem atuar na 15ª Festa Nacional do Moranguinho, que acontece em setembro, assim como os que têm simpatia por esta fruta, é o objetivo, segundo a coordenadora de Cultura, Daroixa Luft, do Curso de Derivados do Morango, que será realizado em agosto. Os inscritos - que aprenderão técnicas de montagem e decoração de sobremesas à base de morangos, tortinhas com geleia, profiteroles, rocambole, tortas, verrines, trufas, tulipas, entre outros -, pagarão uma taxa simbólica de R$ 15,00 para participar do curso, em 22 de agosto, das 13h30 às 17h30, no Centro de Cultura e Eventos. As vagas são limitadas e as inscrições j...

leia mais...


Nova Ducato vai atender os alunos do Cade

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smecd) recebeu, na última quinta-feira, 18, o novo veículo Fiat Ducato, que fará o transporte, especialmente, dos alunos do Centro de Atenção e Desenvolvimento (Cade), além dos demais percursos vinculados à Smecd, em substituição à antiga Sprinter que realizava o serviço. O valor do investimento na compra, que foi feita via pregão presencial, foi de R$ 100 mil. O motorista que vai guiar o novo veículo é Gabriel Flach, na foto com o prefeito Vasco Alexandre Brandt; a secretária da Smecd, Raquel Müller München; e o secretário de Desenvolvimento, Mathias Seibel.

leia mais...


Cadastramento vai identificar pontos de taxistas bom-principienses

Terá início na próxima semana, o cadastramento dos taxistas bom-principienses com concessão válida, junto ao Departamento de Trânsito do Município. A informação é do diretor de trânsito e secretário de Desenvolvimento de Bom Princípio, Mathias Seibel. Segundo ele, os dias para o cadastramento dos veículos que têm autorização para circular com placa de taxi serão 29 e 31 de julho ou 2 de agosto, das 8h às 12h, no setor de Trânsito do centro administrativo. “Os taxistas deverão comparecer na prefeitura para vistoria dos veículos, cadastramento do taxista e do veículo e identificação do ponto”, disse Mathias, ale...

leia mais...


Jantar-Baile lança oficialmente a 15ª Festa Nacional do Moranguinho

Com o Espaço Werner lotado, foi lançada oficialmente na noite de 12 de julho, em Bom Princípio, a 15ª Festa Nacional do Moranguinho, que acontece em setembro na cidade. Além da divulgação da programação da festa, o evento serviu também para apresentação dos trajes oficiais das soberanas. Entre a programação anunciada e confirmada pelo presidente da festa, Rodrigo Ledur, estavam shows com Capital Inicial, em 8 de setembro; Victor e Léo, em 14 de setembro; César Oliveira e Rogério Mello, em 20 de setembro; e Guri de Uruguaiana, em 22 de setembro.

leia mais...



<<< Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | Próxima >>>








 
Prefeitura Municipal de Bom Princípio
Av. Guilherme Winter, 65 - Centro | Bom Princípio | RS | Brasil | CEP 95765-000 | Fone (0xx 51) 3634.8100
Desenvolvido por Studyo10 © 2001 - 2014 - Todos os Direitos Reservados.