Não há mais vagas para os cursos do Pronatec (Inglês Básico, Eletricista Industrial, Eletricista de Automóveis, Vigilante e Cuidador de Idoso).

NOTÍCIAS

Recadastramento urbano inicia em Bom Princípio

Tem início esta semana o recadastramento urbano do Município. Com este processo, que está sendo executado por duas equipes da empresa Metrocil - que venceu a licitação realizada para a contratação destes serviços -, serão realizadas as atualizações das medições de todas as edificações e lotes urbanos de Bom Princípio. O Objetivo é averiguar e certificar a realidade imobiliária e cadastral do Município.
Conforme o secretário municipal de Administração e Finanças, Jônatas Weber, construções ou ampliações irregulares construídas nos últimos anos sem aprovação de proj...

leia mais...


Comitiva liderada pelo Sindicato Rural pede apoio à administração

Acompanhado de um grupo de produtores, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Princípio, Pedro Paulo Schmitz, entregou, em audiência realizada na tarde da última segunda-feira, 27, ao prefeito Vasco Alexandre Brandt e ao vice-prefeito, Luiz André Steffen, documento onde apresenta uma lista de solicitações ao Executivo.
O prefeito disse ao grupo que suas reivindicações serão estudadas e sua presença é sempre bem-vinda. Colocou a administração à disposição dos produtores e respondeu de pronto, a cada uma das solicitações feitas.
As reivindicações – Entre os pedidos apresentados, estava o que solicita aumento no or&cc...

leia mais...


Escolas mobilizadas pelo meio ambiente

Algumas escolas ainda estão concluindo sua programação para a Semana do Meio Ambiente, de 3 a 7 de junho, mesmo assim, já dá para perceber que a mobilização pela conscientização e aprendizado será intensa. Atividades como caminhada ecológica, plantio de árvores, vídeos, recolhimento de lixo na comunidade com esclarecimentos, e distribuição de material informativo estão presentes nas ações previstas pela maioria das escolas.
Entre as atividades de destaque, temos a horta suspensa e a colocação de uma faixa de alerta ambiental no bairro, programada pela EMEF Bela Vista; o embelezamento da EMEF José de Anchieta; a oficina de sucatas (com mat...

leia mais...


Dia de inaugurações na Escola São José

A segunda-feira, 27, foi de inaugurações para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, na Localidade de Morro Tico Tico. Na hora cívica realizada no início da tarde, com a presença da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Raquel Müller München e do prefeito Vasco Alexandre Brandt, quatro estudantes inauguraram, de forma interativa, a lousa digital da sala multiuso. Em seguida, a comemoração se deu ao som da primeira apresentação da Banda Marcial da São José, regida por Davi Dessotti. O projeto que deu origem foi idealizado pela primeira-dama Fabiana Schmitz Brandt.
Ao longo da hora cívica, outras ações...

leia mais...


Jônatas Weber é vice-presidente do Consef

O secretário de Administração e Finanças de Bom Princípio, Jônatas Weber, foi eleito na última quarta-feira, 22, 2º vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças (Consef) da Famurs. É a segunda vez que Jônatas assume a vice-presidência do conselho. Na primeira, era secretário da Fazenda de Feliz. O mandato vai até 2015. Conforme o secretário, o Consef participa ativamente do debate e de decisões que dizem respeito a questões referentes às finanças dos Municípios, pelo contato direto permanente com a Secretaria da Fazenda do Estado e presidência da FAMURS. Segundo o secretário, por conta disso, é poss...

leia mais...


Equipes são chamadas para reunião sobre a Gincana Municipal

A administração municipal está convocando as equipes interessadas em participar da Gincana Municipal em comemoração aos 31 anos de Bom Princípio, para participarem da reunião com a equipe organizadora - Equipe Viruz -, na próxima quarta-feira, 5, às 19h30, na Prefeitura. 

leia mais...


Hora cívica de prédio novo

No primeiro ano em que participam de hora cívica no prédio novo, os pequenos estudantes da EMEI Herta Maria, na localidade de Morro Tico Tico, fizeram uma bela apresentação para comemorar os 31 anos de Bom Princípio, na última segunda-feira, 27. Na presença da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Raquel Müller München e do prefeito Vasco Alexandre Brandt, cada um dos alunos do grupo que se apresentou disse o porquê gosta de Bom Princípio a partir da resposta de uma pergunta que foi enviada às famílias. Aos pequenos, o prefeito discursou falando da importância de prepará-los muito bem, porque serão eles os administradores do futuro. Embora já tenha se ...

leia mais...


Prefeitura divulga custo da adequação do Ginásio Municipal

A administração divulgou esta semana o custo da reforma do Ginásio Municipal, que o adequou às normas de segurança para a realização de eventos como o Baile da Escolha da Rainha da 15ª Festa Nacional do Moranguinho. Com as reformas prontas e em dia com as normas de segurança exigidas pela legislação, foram gastos R$ 28.652,62. Três portas de ferro com barra antipânico foram instaladas na frente do ginásio e outra porta foi deslocada para os fundos do prédio. Além disso, foram colocadas placas de orientação e ajustados os extintores com troca de alguns, e compra de novos equipamentos.

leia mais...


Um show sobre rodas

Todos os lugares das arquibancadas do Ginásio Municipal estavam ocupados na noite de sábado, para assistir ao espetáculo do Grupo Gyru’s, de patinação. Várias peças foram apresentadas por patinadores de todas as idades, com participação das companhias de São Sebastião do Caí, Tupandi e Vale Real, além dos renomados Marcelo Daros e Raquel Amanda da Costa. O evento foi no Ginásio Municipal, com entrada gratuita.

leia mais...


Servidores têm reajuste e professores terão novo piso

Foi aprovado nesta segunda-feira, por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Bom Princípio, o substitutivo ao Projeto de Lei nª 55/2013, de 22 de abril deste ano. A matéria trata do reajuste salarial dos servidores municipais, ativos e inativos, para este ano, com validade a partir de maio de 2013. O projeto original previa aumento de 6,59% aos funcionários públicos municipais, que corresponde à inflação acumulada dos últimos 12 meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Agregado (IPCA). Este índice permanece o mesmo, entretanto, a nova redação inclui alteração que estabelece piso para o magistério municipal.
O piso do magistério fica fixado, conf...

leia mais...


Bom Princípio x Triunfo (Pernambuco) no Dia do Desafio

Uma jornada de disputas está prevista para 29 de maio, em mais um Dia do Desafio, evento promovido pelo Sesc, onde cidades competem com atividades que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Na edição de 2013, o desafio de Bom Princípio será superar a cidade de Triunfo, em Pernambuco, com a maior mobilização possível de pessoas em atividades, seja em escolas, empresas, instituições ou na comunidade em geral.
A participação pode ser individual ou coletiva, basta que a atividade proposta seja registrada pela coordenação local ou Sesc mais próximo. Na participação ind...

leia mais...


Viva Vida tem encontro de São João em junho

O Grupo de Terceira Idade Viva Vida tem o próximo encontro no dia 19 de junho, no Centro de Convivência. Rei, rainha, príncipe, princesa e casal simpatia estarão recepcionando os colegas de grupo para um encontro com atividades de São João. O encontro começa com missa às 10h30 e segue com almoço e baile. Quem quiser ir ao encontro, tipicamente trajado para São João, será muito bem-vindo. A coordenadora do Viva Vida é Vera Schuster e o Grupo está vinculado ao Gabinete da Primeira-Dama, Fabiana Schmitz Brandt.

leia mais...


Desassoreamento na lateral da RS 122

Foi realizado nesta quarta-feira, 22, o desassoreamento de uma vala lateral à RS 122, nas proximidades da Cerâmica Kaspary. A obra foi solicitada para evitar alagamentos.

leia mais...


Conserto de calçamento na Wendelino Steffen

Já está sendo consertado o calçamento da Rua Wendelino Steffen, no Bairro Jardim das Acácias. A obra estava em processo de licitação e era uma reivindicação dos moradores, que pediam urgência em função das dificuldades causadas a pedestres e motoristas.

leia mais...


Entrada franca para a apresentação do Grupo Gyru"s

Dois eventos encerram a programação de aniversário de Bom Princípio. No próximo sábado, 25, às 19h, ocorre o Café Colonial da Orquestra WBK, na Sociedade Santa Cecília. Ainda no sábado, às 20h, a apresentação de patinação do Grupo Gyru’s encerra as comemorações. A apresentação do Gyru’s terá a participação das companhias de São Sebastião do Caí e Tupandi Vale Real, além de Marcelo Daros e Raquel Amanda da Costa. O evento é no Ginásio Municipal e a entrada é franca.

leia mais...


Prorrogadas inscrições para subsídio para mudas de morangos

Foram prorrogadas até o final de junho as inscrições para o programa que garante auxílio financeiro aos produtores de morangos do Município. No mês de março, a Administração anunciou a ampliação do apoio aos produtores em 53%, em relação ao valor investido em 2013. Com isso, em 2014, o Executivo destinou R$ 70 mil para subsidiar a compra das mudas. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura até o dia 27 de junho. Para adquirir o benefício, o agricultor precisa ter Talão do Produtor em Bom Princípio e não ter dívidas com o erário público.

leia mais...


Caminhada Conhecendo Bom Princípio a pé reuniu mais de 200 participantes

Nem a “cara feia” do tempo impediu que mais de 200 pessoas participassem, na manhã do último domingo, 19, da Caminhada “Conhecendo Bom Princípio a pé”, promovida pelo Jornal Primeira Hora, e integrante da programação de aniversário da cidade. O trajeto de 16 quilômetros, por estradas de chão e trilhas rurais, também integrou as comemorações dos 20 anos do jornal.
Os participantes foram recepcionados pelo prefeito Vasco Alexandre Brandt em frente ao Morangão, às 7h30. A saída foi após às 8h. Conforme os organizadores, participaram pessoas vindas de regiões como Vale do Sinos, Paranhana, Serra, região central do Estado, Grande Port...

leia mais...


Hora cívica na Escola São Luis

Na Hora Cívica do dia 16 de maio, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luis, do bairro Bela Vista desmembraram a bandeira de Bom Princípio para explicar com detalhes o significado de cada um dos ícones nela contidos. Estiveram presentes o vice-prefeito Luíz André Steffen e a secretária de Educação Claudia Raquel Müller München que foram recepcionados por alunos e professores para a apresentação. O grupo de estudantes, conforme a diretora Gorete Schneider Preissler, explicou o sentido de ter na bandeira o galo, a alfafa, o livro, a igreja, o gadanho e a coroa mural. “O galo representa o despertar do trabalho para um futuro promissor; a alfafa representa a fonte maior de economia do m...

leia mais...


Obra traz mais segurança junto ao córrego da Vila Schmitz

Atendendo a uma solicitação da comunidade e da Defesa Civil, foi realizada na semana passada, uma obra de proteção às margens do arroio da Vila Schmitz. Segundo o responsável pela Defesa Civil no Município, Paulo Portinho, está sendo realizado na cidade um levantamento que vai permitir a sinalização de pontos estratégicos que precisam da interferência do Poder Público. Um deles, foi a lateral deste córrego, que oferecia perigo aos moradores que usavam o acesso que fica às suas margens, especialmente em dias de chuva intensa. “A grade de proteção oferece mais tranquilidade aos moradores e também a nós, da Defesa Civil, uma vez que o acesso é usado ...

leia mais...


Terceira idade comemora os 31 anos de Bom Princípio

Uma dezena de reis, rainhas, príncipes, princesas juntou a nobreza da terceira idade em uma festa para comemorar o aniversário de 31 anos de Bom Princípio. Recepcionados com aplausos pelos anfitriões do Grupo Viva Vida, idosos de várias cidades da região dançaram e se divertiram na tarde do último sábado, 18. São Pedro da Serra, Barão, Feliz, Montenegro, São Sebastião do Caí, São José do Sul, Carlos Barbosa, Igrejinha, Harmonia, Tupandi e Vale Real foram alguns dos municípios que se fizeram representar no baile. De Bom Princípio, vieram idosos de outros grupos, como o Horizontina, Bom Progresso, de Santa Teresinha e o Santa Cecília. Ao todo, perto de mil pess...

leia mais...


Bom Princípio tem 72% de vacinados contra a Gripe A

A vacinação contra a Influenza A H1N1, conhecida como Gripe Suína ou Gripe A, no grupo prioritário (formado por crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade; gestantes; puérperas (mulheres que pariram recentemente) até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; indígenas; trabalhadores da área de saúde; pessoas portadoras de doenças crônicas e população privada de liberdade), alcançou, em Bom Princípio, 72%. A informação é da secretária de Saúde e Assistência Social, Maria Ester Poersch Griebler. Conforme a secretária, a partir de agora a vacinação segue, até as dos...

leia mais...


Bom Princípio já tem a corte da 15ª Festa Nacional do Moranguinho

Dez jurados tiveram, na última sexta-feira, 10, a difícil tarefa de eleger, entre 14 candidatas, a rainha e princesas da 15ª Festa Nacional do Moranguinho. O baile da escolha das soberanas, evento tradicional e esperado ansiosamente pela cidade, lotou o Ginásio Municipal. Aliás, o local que reuniu cerca de 2 mil pessoas na torcida pelas suas candidatas, estava decorado para um conto de fadas. O trabalho exigiu da equipe responsável pela organização, dias de dedicação. E valeu a pena, especialmente para três das candidatas. 
Da festa, saíram com faixa e corôa, as princesas Ana Deise Seidl e Ana Paula Schmitz. A grande soberana da noite foi Daniela Brustolin. Coroadas pelo prefeito Vasco Alexan...

leia mais...


Ainda tem ingressos para Tangos e Tragédias

Ainda tem ingressos disponíveis para o espetáculo que será o ponto alto da programação dos 31 anos de emancipação política de Bom Princípio, programado para o próximo dia 16, quinta-feira, às 21h, no Centro de Cultura e Eventos. Para quem ainda não assistiu a peça, esta é uma ótima oportunidade. Para quem já viu, é sempre tempo de ver de novo o Maestro Pletskaya (Nico Nicolaiewsky) e o violinista Kraunus Sang (Hique Gomez), num espetáculo que reúne música, humor, teatro e muita interação com o público.
Os artistas, vindos de um país imaginário chamado Sbornia, executam ao longo de uma hora e meia músicas...

leia mais...


Prefeitura investe na modernização

Os cidadãos e empresas bom-principienses já vão contar com os serviços do novo servidor. O equipamento que vai agilizar o trabalho do funcionários públicos e permitir a prestação de diversos serviços sem a necessidade do deslocamento até a Prefeitura, terá um investimento de R$ 21 mil, e sua instalação deve ser finalizada nos próximos dias.
Conforme o prefeito Vasco Alexandre Brandt, esta modernização era uma necessidade. “Este tipo de ação pode não ficar muito visível, mas em compensação a população percebe as mudanças depois, nas facilidades da prestação de serviços do Poder P&uacut...

leia mais...


Segue a comemoração dos 31 anos de Bom Princípio

A manhã da segunda-feira, 13, foi de programação intensa em Bom Princípio, ainda em comemoração pelos 31 anos de emancipação política da cidade. As atividades tiveram início às 8h30, com a realização da solenidade de hora cívica em frente à Prefeitura. Na ocasião, estudantes hastearam as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e do Município ao som do hino nacional. Estavam presentes estudantes das EMEFs 12 de Maio e São Marcos e da EMEI Branca de Neve, além da Escola Estadual PIO XII.
Servidores e pessoas da comunidade também participaram da Hora Cívica. Depois do Hino, duas escolas realizaram apresentações teatrais. Os pequ...

leia mais...


Centro de Eventos lota para o espetáculo Sepé Tiarajú

Mais de mil estudantes assistiram o espetáculo musical Sepé Tiarajú, o Guerreiro da Lua Crescente, na segunda-feira, 13, ainda dentro da programação de aniversário do Município. Foram três sessões, uma na parte da manhã, às 9h; uma à tarde, às 14h; e uma à noite; às 19h30, no Centro de Cultura e Eventos, que esteve lotado em todas as apresentações. A peça, produzida pelo Teatro Luz e Cena, é uma visão poética da epopeia vivida pelo povo Guarani, suas lutas, seu encontro com a religiosidade e sua incrível jornada em busca da “Terra sem males”. O espetáculo propõe, por meio da música e da poesia, o resgate de...

leia mais...


Prefeito recebe secretário Estadual da Agricultura

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, esteve com uma comitiva em Bom Princípio na manhã de quinta-feira, 09, reunido com autoridades. Recebido pelo chefe do Executivo, Vasco Alexandre Brandt; pelo vice-prefeito Luiz André Steffen; e pelo secretário municipal de Agricultura, Carmo Elton Schwaikartt, Mainardi apresentou políticas públicas que podem ser implementadas no município.
Entre ações apresentadas pelo secretário, estava o programa de produção leiteira, correção de solo e inspetoria veterinária – com destaque para as ações de erradicação tuberculose e brucelose bovina. Al&...

leia mais...


Novo gerente regional da Emater visita Bom Princípio

No cargo há pouco mais de um mês, Luis Henrique Bernardes, novo gerente regional da Emater/RS Ascar Lajeado, que atende o Vale do Caí, esteve reunido com o prefeito Vasco Alexandre Brandt e com o vice Luiz André Steffen na tarde da última quinta-feira, 09. Ele estava acompanhado do gerente regional adjunto, Diego Barden dos Santos e pelo supervisor Regional da Emater Microrregião Bom Princípio, Marcelo Brandoli.
A intenção da visita, segundo Bernardes, foi divulgar a situação atual de estruturação da Emater. Além disso, colocou a estrutura regional da Emater à disposição do município. “A Emater tem muito a oferecer aos produtores, inclusive equipes t&eac...

leia mais...


Encontro na Piedade abre formação para o Programa A União faz a Vida

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Cooperativa de Crédito Sicredi e Universidade de Caxias do Sul – Campus Universitário do Vale do Caí iniciou nas Escolas Municipais de Bom Princípio o programa A União Faz a Vida. Na última quarta-feira, 08, na Escola Nossa Senhora da Piedade, da localidade de Piedade, professores da rede municipal de educação infantil e das Escolas de Ensino Fundamental São Luís e Nossa Senhora da Piedade. A formação deve inserir, intensificar ou expandir no universo educacional do Município as práticas de colaboração e cidadania expressas pelo programa. Esta formação é feita por profissionais da UCS. No encontro, estavam pres...

leia mais...


Homenagem especial às mães nas escolas

Escolas realizam homenagem às mães, especialmente na semana entre 6 e 11 de maio. E a criatividade dos estudantes foi longe. Teve de tudo: apresentações artísticas; artesanato confeccionado pelos próprios estudantes; tratamentos faciais; manicure; lanches; mensagens coloridas e todo tipo de manifestação de carinho tomou conta das escolas nos últimos dias.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, no Morro Tico-Tico, a homenagem foi na quarta-feira à noite. A vice-diretora, Patrícia Winter contou que a expectativa era da participação de 50 mães. “Tivermos cerca de 130, superou nossas expectativas”, disse a diretora Ilda Wiltgen Ost. De todos os servi&c...

leia mais...


Programação deste domingo foi transferida

A programação de aniversário de Bom Princípio deste domingo, 12, na Praça Municipal, foi transferida para o dia 19. A transferência da festa se deu em função do tempo, que tem previsão de chuva. Brinquedos infláveis, DJ Dani e a Banda Dinamite Joe, estarão na Praça Municipal no próximo domingo, 19,  entre 15h e 20h. Em caso de chuva, a programação fica transferida para o dia 19. 

leia mais...


Soberanas da 15ª Festa Nacional do Moranguinho

Foram eleitas em 10 de maio, num grande evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas no Ginásio Municipal. Da festa, saíram com faixa e coroa, as princesas Ana Deise Seidl e Ana Paula Schmitz. A grande soberana da noite foi Daniela Brustolin. Coroadas pelo prefeito Vasco Alexandre Brandt e pela esposa Fabiana Schmitz Brandt, as jovens ainda receberam as faixas das soberanas da última festa, Susan Luft, Adriana Rambo e Amanda Ledur, após o último desfile. As flores vieram pelas mãos do vice-prefeito, Luiz André Steffen e sua esposa Adriana.
 
Antes da passarela, as candidatas passaram pela sabatina dos jurados, em entrevista no Morangão, e tiveram que mostrar conhecimentos gerais e de Bom Princípio; cult...

leia mais...


Candidatas à soberana da Festa do Moranguinho

leia mais...


Programação de aniversário de 31 anos de Bom Princípio

leia mais...


Mesas do baile das Soberanas serão decoradas por estudantes

Estudantes das séries finais do ensino fundamental das escolas 12 de Maio e São José estão trabalhando com entusiasmo para concluir as 150 peças de madeira que vão enfeitar as mesas do Baile das Soberanas, que será realizado nesta sexta-feira, 10, no Ginásio Municipal.
Na tarde desta segunda-feira, 6, o prefeito Vasco Alexandre Brandt e a secretária de Educação, Raquel Müller München visitaram a escola São José, onde os estudantes mostraram ao prefeito como é o processo, que faz parte do Projeto “Construindo Riqueza”, onde eles produzem peças lúdicas com o auxílio de minimáquinas.
O trabalho dos estudantes para o baile inclui cort...

leia mais...


Sextas-feiras sem atendimento ao público na Prefeitura

A partir do próximo dia 17 de maio, os serviços administrativos de todas as secretarias realizarão expediente interno no centro administrativo. Todas as sextas-feiras à tarde não haverá atendimento ao público, mas serão reservadas exclusivamente para cumprir com compromissos burocráticos de cada secretaria. “Com esta medida estaremos deixando em dia todos os projetos, prestações de contas, relatórios e outros serviços obrigatórios para a administração. Embora não tenhamos atendimento à comunidade, é para alcançar ainda mais benefícios que vamos ficar em dia com estes processos, reservando a sexta-feira à tarde para isso”, expl...

leia mais...


Grupo Viva Vida realiza o primeiro baile do ano

O primeiro baile do ano do Grupo de Terceira Idade Viva Vida será realizado no próximo dia 18 de maio, no Ginásio Municipal de Esportes, integrando as comemorações dos 31 anos de emancipação política de Bom Princípio. São esperados 30 grupos de terceira idade de outros municípios. A expectativa é de que cerca de 1,5 mil pessoas participem do baile.
O evento será realizado entre 13h e 17h30 e para os bom-principienses haverá transporte especial com ônibus saindo dos locais de costume às 11h30 e retorno às 17h30. A animação ficará por conta do Musical Encanto. Também haverá comes e bebes à venda durante o baile.
Por cont...

leia mais...


Bom Princípio já comemora o aniversário

Começou com música a comemoração dos 31 anos de Bom Princípio. A apresentação do concerto SESI Catedrais, com a Orquestra de Câmara Fundarte na Igreja Nossa Senhora da Purificação, no último sábado, deu início à programação de aniversário. O concerto aconteceu depois da missa das 17h. Sob a regência do maestro Antônio Borges Cunha, o programa incluiu obras de Antônio Vivaldi, Geraldo Finzi, Felix Mendelssohn e Edino Krieger. Além disso, apresentou o solista Hélio Xavier Valentim, (clarinete), um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas, na interpretação de Cinco Bagatelas para Clarinete e Piano.
Na próxima sexta-...

leia mais...


Oito entidades culturais recebem incentivos da administração

O prefeito Vasco Alexandre Brandt assinou, na última terça-feira, convênio com oito entidades culturais do município. O documento repassa às entidades subvenção social para suas ações, conforme determina Lei Municipal 1.979/13, de 23 de abril. “Este é um dos principais compromissos desta administração”, lembrou Vasco, afirmando que os valores receberam reajuste de 5% em relação ao que foi repassado em 2012. O prefeito afirmou ainda que para o repasse de 2014 quer se antecipar, realizar estudos relativos a cada entidade e formar uma comissão para discutir os repasses. “Somos parceiros, sempre, mas é preciso planejamento antecipado destas questões”, co...

leia mais...


Cresce produção de frango em ambiente climatizado

Ainda este ano, os produtores de aves de Bom Princípio vão passar dos atuais 1,5 milhão de frangos ao ano, para 2,2 milhões. Esta é a previsão da Secretaria Municipal de Agricultura. A boa notícia vem acompanhada com a inauguração, no município do sistema de criação das aves no escuro, com climatização do aviário, que já funciona em uma propriedade, e está a caminho da conclusão do prédio, em outra, tudo com o incentivo da administração.
Já em 2014, quando o Município recebe o retorno pela produção do ano passado será registrado um aumento. Segundo o prefeito Vasco Alexandre Brandt, chegará perto ...

leia mais...


Tangos e Tragédias é o ponto alto da programação de aniversário

Vem da Sbórnia o espetáculo que vai marcar o ponto alto nas comemorações dos 31 anos de Bom Princípio. Tangos e Tragédias (peça que está em cartaz há quase 30 anos), com Hique Gomez e Nico Nocolaiewski, está marcado para 16 de maio, às 21h, no Centro de Cultura e Eventos, onde acontece a maior parte da extensa programação que vai comemorar o aniversário da cidade.
A festa começa dia 4, na Igreja Matriz de Bom Princípio, com apresentação da Orquestra Catedrais, da Fundart, de Montenegro, às 18h, logo após a missa. Seguindo o rol das apresentações, ainda está programado o show de Norbert Herbert, com sua música interati...

leia mais...


Executivo e Paquetá firmam acordo

Depois de quebrar em 2010, termo de convênio para concessão de incentivos, assinado em 2007 com a Prefeitura, a Paquetá Calçados entra em acordo com o Executivo para saldar a dívida formada pelas parcelas de incentivo que recebeu, devidamente corrigidas. A quebra do termo se deu por que a empresa se comprometia, conforme o texto do convênio, não cessar voluntariamente suas atividades no município por cinco anos, até 2012. Em contrapartida receberia da administração, incentivos no valor de R$ 10 mil mensais (até o encerramento das atividades os incentivos já somavam R$ 310 mil). No momento do fechamento do acordo, o débito total da Paquetá atingia o montante de R$ 586.749,15.
At&eac...

leia mais...


Segue até 10 de maio a vacinação contra a Gripe A

Ficam disponíveis nos postos de saúde do Município até 10 de maio as doses da vacina contra a Influenza A H1N1, conhecida como Gripe Suína ou Gripe A, para vacinação do grupo prioritário. A campanha começou em 16 de abril e tinha data prevista para terminar no dia 26. A prorrogação foi determinada pelo Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de alcançar 80% do público alvo. Em Bom Princípio, conforme a secretária de Saúde e Assistência Social, cerca de 1.300 doses já foram aplicadas, numa projeção de 1.600, ultrapassando os 80% da meta do MS – formado por crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade; g...

leia mais...


Prefeito participa de encontro entre chefes de Executivo do Vale do Caí

O prefeito de Bom Princípio, Vasco Alexandre Brandt participou, na manhã da última segunda-feira, 29, na UCS - Campus Universitário Vale do Caí, da reunião da Associação dos Municípios do Vale do Caí (Amvarc). O prefeito destacou da reunião, a presença do diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, que falou aos chefes dos Executivos da região sobre a situação de obras que são, segundo ele, de grande e importância para as cidades do Vale e afetam todos os municípios. “São pendências antigas, em municípios vizinhos, projetos que ele disse que serão reavaliados, e que com certeza também acabam sendo importantes e trazendo benef...

leia mais...


Candidatas recebem auxílio

O prefeito Vasco Alexandre Brandt entregou na manhã da última sexta-feira, 26, para cada uma das 14 candidatas à soberana da 15ª Festa Nacional do Moranguinho, um cheque no valor de R$ 500,00. O recurso, estabelecido por lei, servirá como ajuda de custo às garotas, em função dos gastos que têm ao longo do concurso. O Baile de Escolha das Soberanas ocorre em 10 de maio, no Ginásio Municipal, a partir das 22h. Ingressos podem ser adquiridos na Prefeitura Municipal.

leia mais...


Assinado contrato de concessão para entreposto do mel

Foi assinado na manhã da última quinta-feira, 25, no gabinete do prefeito de Bom Princípio, Vasco Alexandre Brandt, o contrato de concessão de uso Entreposto Regional do Mel, pavilhão de 145m2, localizado na Rua dos Tucanos, no Loteamento Paraíso do Vale. O local será ocupado pelos cerca de 60 integrantes da Associação dos Apicultores do Vale do Caí, a Tchê Mel.
O pavilhão foi construído com recursos do Governo Federal, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os R$ 117 mil foram repassados à Associação por intermédio do Município, que também cedeu o terreno para construção do prédio. A contrapartida &eac...

leia mais...


Prefeitura de Bom Princípio apoia campanha de descarte de medicamentos

Descarte correto e uso racional de medicamentos e preservação do meio ambiente com ações educativas são o objetivo do Projeto Descarte Cidadão, da Hamamélis Farmácias, que agora tem o apoio da Prefeitura de Bom Princípio. Uma reunião na tarde da última quarta-feira, 24, selou a parceria, que deve incluir oficinas em escolas, entidades e associações e em setores da saúde. O projeto é desenvolvido em toda a região e já conta com o apoio das prefeituras de Feliz e Vale Real. A campanha, que recolhe medicamentos vencidos e em desuso nas três unidades da rede, foi implantada na Hamamélis Farmácias, em dezembro de 2012 e já recolheu 18kg de medicamento...

leia mais...


Afetividade e Competências na pauta do mês para professores municipais

Os dias 17 e 23 de abril foram de formação para professores da rede pública de ensino do Município. A Formação Continuada está sendo orientada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que segue acompanhando o processo até o final do ano, em reuniões mensais com os professores. Pesquisas, discussões, diagnósticos e planejamento pedagógico estão entre as tarefas do corpo docente.
O grupo das Escolas de Educação Infantil se reuniu em 17 de abril, sob a supervisão da diretora da UCS - Campus Universitário Vale do Caí, Carmen Cecília Schmitz. O tema do encontro foi a afetividade, e a partir das manifestações das próprias professoras, a...

leia mais...


Férias coletivas das EMEIs estão definidas

Ao contrário da experiência das últimas férias das Escolas de Educação Infantil do Município (EMEIs) - que fecharam por 20 dias no final de 2012 e início de 2013; e outros 10 dias em fevereiro -, no próximo verão, as férias coletivas serão de 30 dias corridos, de 23 de dezembro de 2013 a 21 de janeiro de 2014.
Conforme a secretária Raquel Müller München, a decisão de alterar o calendário ocorreu para manter o direito legal dos 30 dias de férias dos profissionais da educação infantil. “E também para proporcionar mais tempo de convivência entre as crianças e seus pais”, disse a secretária.

leia mais...


Coleta de embalagens vazias de agrotóxicos já tem data marcada

Atendendo a legislação federal, as agropecuárias Agrosul, Piá e Inovar estão se mobilizando para o recolhimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Conforme o calendário de recolhimento na região, a coleta em Bom Princípio será em 21 de maio, das 13h às 16h, no Parque Municipal, ao lado do prédio do Clube de Mães. As empresas lembram aos produtores que para a embalagem ser recolhida ela deve sofrer a tríplice lavagem, que não haverá recolhimento de embalagem contaminada, e que somente serão aceitas as embalagens com rótulo e mediante nota fiscal ou receituário. A atividade tem o apoio de todas as prefeituras do Vale do Caí, Emater, Sindicato...

leia mais...



<<< Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | Próxima >>>








 
Prefeitura Municipal de Bom Princípio
Av. Guilherme Winter, 65 - Centro | Bom Princípio | RS | Brasil | CEP 95765-000 | Fone (0xx 51) 3634.8100
Desenvolvido por Studyo10 © 2001 - 2014 - Todos os Direitos Reservados.